Ciclos da Inteligência Competitiva

Conheça como desenvolvem-se os Ciclos da Inteligência Competitiva

Indispensável para o sucesso de uma empresa, a Inteligência Competitiva desloca a visão do negócio do simples Marketing de oferta de produtos para uma abordagem mais avançada.

Esta que possibilitará a observação de vários fatores do mercado consumidor e a reunião das informações que realmente farão a diferença quando da elaboração das ações de Marketing e processos internos e externos da empresa.

Este procedimento, hoje, é o diferencial para o crescimento dos empreendimentos, pois o mercado consumidor contemporâneo é bastante diferente de, por exemplo, 10 anos atrás. Por isso, da mesma forma como o mercado evoluiu as formas de abordagem ao público-alvo devem evoluir junto.

A Inteligência Competitiva é basicamente conforme Ward, citado por Petrini et al (2006), “IC, em poucas palavras, é a arte de fazer as perguntas certas para as fontes certas na forma/direção certa, na hora certa.”

Do conceito supra podemos entender que a Inteligência Competitiva não se resume à somente coletar informações, sem que se preocupe com a utilidade e qualidade destas.

Inclusive é necessário o desenvolvimento de estratégias eficazes a partir das informações arrecadadas. Para esclarecer melhor sobre como funciona este procedimento, a seguir está o Ciclo de Inteligência Competitiva.

Os Ciclos da Inteligência Competitiva

  1. Identificação de Necessidades

Antes de qualquer outra decisão para o futuro do negócio é necessário identificar os líderes responsáveis pelas determinações últimas na empresa. Por isso, os profissionais da Inteligência Competitiva buscam identificar os dirigentes que decidem os próximos passos da empresa.

Após, o profissional de IC fará entrevistas e reuniões com a cúpula da empresa para a definição dos KITs (Key Intelligence Topics) que ajudará a clarear vários aspectos como concorrência, estratégias mais adequadas, mercado consumidor, etc. Tudo para a identificação das necessidades da empresa. 

  1. Coleta de Informações

Com os KITs formados passa-se então ao procedimento de visualização das possíveis decisões e estratégias. Além disso, a análise dos envolvidos no processo fica mais perceptível como público-alvo, concorrência, etc. E o mais importante, os tópicos mais preocupantes que rodeiam ou que estão inclusos no negócio podem ser observados.

Com as informações corretas é possível o alcance das melhores abordagens e estratégias de mercado. Dentre outras fontes de informação que auxiliarão nos planejamentos se encontram externamente, como: internet, mercado, etc. 

  1. Análise de Informações

Esta, sem dúvidas, é a fase mais importante, pois a partir da análise das informações coletadas se observarão as movimentações de mercado e novas tendências que se apresentam. Isto para a elaboração eficiente de soluções para questões que ainda não foram pensadas dentro da empresa e para o futuro desta. 

  1. Disseminação da Inteligência

Esta última fase trata da distribuição da inteligência coletada a partir das informações analisadas e das soluções elaboradas. Esta entrega pode ser feita de modo pessoal diretamente para os gestores, através da entrega de relatórios ou de outras formas conforme o perfil do negócio.

Além disso, é indispensável que toda a empresa, conforme a função de cada colaborador, receba as informações necessárias para aplicar de forma eficaz a Inteligência, as ideias, soluções, planejamentos e estratégias construídas.

Para mais informações sobre a Inteligência Competitiva, procure a Info4 e converse com a nossa equipe, com mais de 15 anos de experiência em Inteligência Competitiva no Brasil!

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