Video wall: que tal um desse em sua empresa?

por Roberto Marcio

A criação de uma “Situation Room” nas empresas com a utilização de recursos da tecnologia da informação (TI) pode ser a saída para a sequência do processo de digitalização que passa os negócios atualmente. Com a instalação de um moderno vídeo wall, possibilitará a CEOS e gestores terem uma análise mais clara da situação, cruzando diferentes informações através de uma tela onde relatórios complexos são discutidos em reunião, uma ótima pedida para o mundo que vai emergir do pós-coronavírus.

A primeira mostra impactante de um vídeo wall num filme de cinema foi o clássico do 007 “Amanhã Nunca Morre”, produzido em 1997, quando James Bond é capturado ao lado de uma agente da inteligência chinesa e é levado a uma ampla sala do magnata Elliot Carver, que exibiu seus planos malignos ao espião britânico em uma tela gigante, a precursora dos modernos aparelhos existentes hoje no mercado. Carver queria impressionar Bond e até digitou uma matéria no espaço. Da exibição do filme até hoje, muitas coisas mudaram. A utilização desses monitores ganharam mil e uma utilidades, oferecendo uma solução para substituir os quadros colados na parede ou a exibição em pequenos laptops. O futuro chegou com força para auxiliar as empresas avaliarem e analisar os dados  que tornam mais claros à medida que as reuniões ocorrem. 

Com diferentes tamanhos e estilos, o video wall já é utilizado em larga escala para atrair a atenção de clientes em lojas e shopping. Em centros de comandos das forças militares do mundo inteiro, essas grandes telas de led mostram a situação de um conflito em tempo real; na Scotland Yard, a famosa polícia inglesa, adota esse sistema para monitorar tudo que se relaciona ao país, sobretudo questões de segurança nacional e terrorismo. Só que já existe um movimento de levar a estrutura para as grandes empresas, para tomada de decisões baseadas nas ferramentas eficientes de inteligência para munir de dados – uma tendência que se soma aos esforços para acelerar o processo de digitalização dos negócios. Informação é poder e essa frase nunca esteve tão em alta no momento atual, em que o mundo luta contra a pandemia do coronavírus e que tem causado mortes e estragos nas economias internacionais.

Das lojas aos quartéis militares: o muro que se transformou numa forma mais rápida de visualizar as operações 

Basicamente, o vídeo wall são monitores encaixados para montar uma tela gigante, que pode ser usado para uma sala de controle e visualizar com mais facilidade milhares de dados e dashboards simultaneamente. E assim, medidas, métricas, KPIs – trata-se de dados, dados e mais dados. Nunca tivemos tantos em nossas mãos. Compreender e fazer uso produtivo disso é essencial para os seus negócios, por isso vamos tentar descobrir como se utilizar dessa ferramenta.Quando você tem uma empresa, perguntas norteiam seu cotidiano e muitas vezes não se tem uma resposta satisfatória. 

E que perguntas são essas? Tipo essas como quantas pessoas abriram seu email? Quantas vendas sua equipe conseguiu? E o mais importante, quanto tempo você gasta criando planilhas e ficando enterrado nos relatórios? Não seria mais fácil se houvesse uma maneira de exibir seus dados para que você saiba exatamente o que está acontecendo em sua empresa o tempo todo? A resposta parece ser óbvia. Sim, já dispomos dos recursos tecnológicos capazes de facilitar a vida da empresa, entregando dados confiáveis e bebendo de diversas fontes é possível entregar um trabalho muito bem feito. Todo esse movimento diário, de bilhões de pessoas a todo tempo no mundo virtual, comprando no e-commerce e fazendo transações bancárias dão o tom do que é a vida moderna atual. Aí sim, vale a pena fazer essa indagação a você: vai ficar esperando o bonde passar ou pegar uma carona para o futuro?

Um dos recursos tecnológicos que se encaixam no perfil de boa parte das empresa é o dashboard. Nele, diversos setores podem monitorar a evolução dos dados de acordo com as metas definidas e objetivos traçados ao longo do percurso. Os indicadores de tudo que foi apurado pode se tornar mais clara com a criação de painéis que mostram os resultados, podendo ser até mesmo em tempo real. Com isso, para unificar a equipe de uma empresa, vale a pena investir em vídeo wall para chamar a atenção dos CEOs e colaboradores, discutir com profundidade as questões positivas e os gargalos que impedem o progresso. É produção de inteligência que serve tanto internamente como nas transações efetuadas ao longo da trajetória. O século 21 chegou para valer e com ele, a chance de aprimorar cada vez mais o processo digital em curso nesses tempos de pandemia. Não custa lembrar que investir em ferramentas que vão ajudar na tomada de decisões inteligentes e assertivas nos negócios.