Inteligência de Vendas: sua área de vendas está pronta para a retomada?

Por Emi Sugane

O coronavírus não é somente uma gigantesca crise na saúde mundial: ele também é responsável por uma grande onda de transformação e reestruturação social, comportamental, empresarial e econômica.

E como manter a resiliência se o teste mais duro ainda pode estar por vir? A cada dia estamos buscando possíveis respostas para esta pergunta.

As empresas resilientes terão maior chance de prosperar nesse novo cenário. Mas do que estamos falando? Estamos falando de reinventar, adaptar, mudar e aprimorar a forma de ver o que sempre foi. E o mais importante, aprender e evoluir com foco no “novo cliente”, em suas novas necessidades e comportamentos.

Empatia e conhecimento do negócio do cliente: entendendo paradigmas

Neste momento de mudança dos paradigmas que estamos vivendo, o mercado será transbordado de ofertas e anúncios de vendas. Independente do porte das empresas, todas estão lutando para sobreviver. Sendo que as vantagens competitivas e os próprios negócios precisam se reinventar para se manter sustentáveis.

Ter as áreas de vendas e marketing preparadas para fazer abordagens mais assertivas pode ser o tiro certo que você precisa.

As empresas estão mais enxutas, o quadro de colaboradores está reduzido, e o clima é de apreensão. A resposta às mudanças precisam ser rápidas e objetivas. Valores e prioridades já mudaram.

Para se diferenciar e oferecer um melhor atendimento aos clientes, cada vez mais, as áreas de vendas precisam criar empatia e entender o setor do cliente atendido, seja ele uma loja, supermercado ou uma grande empresa.

Como entender as necessidades de seus clientes

Entender o que passa no negócio do cliente e quais são suas necessidades são cruciais para se (re)conectar. Esta conexão é que irá permitir introduzir novas ideias, levar as soluções e produtos corretos que vão colocar sua empresa a frente dos competidores.

Ter disponível material direcionado e simples, com linguagem de vendas, insights do setor, notícias e inovação na medida certa ajuda a sua equipe de vendas manter o foco no cliente.

Com novos valores, novos comportamentos como por exemplo o maior uso do home office, a diferenciação na entrega e formato dos materiais de vendas fazem muita diferença para cativar o time interno. Inovar a abordagem com o time de vendas de maneira interativa, sempre atualizada, colaborativa e em formatos digitais estimulam a formação, e utilização como ferramenta de trabalho, sempre respeitando os protocolos de segurança do “novo normal”.

As abordagens comerciais precisam ter um propósito. E neste momento ajudar os clientes a recriar o negócio, alavancando vendas, agregando valor se demonstra um ótimo caminho. E para cumprir este papel, é necessário conhecer o tema para gerar os benefícios esperados. 

Benefícios de uma área de vendas conectada ao mercado

Enumeramos abaixo os benefícios que podem ser trazidos com a utilização da inteligência de vendas. Nos dias de hoje, passou a ser fundamental compreender globalmente o que ocorre no mundo e ser mais assertivo em seus negócios:

  • Digital – Maior Eficiência e agilidade para empresa
  • Melhor Satisfação do cliente
  • Aceleração de vendas
  • Onipresente – Atualização constante

Se o tema te interessa ou quer saber mais, entre em contato conosco.