Internet 5G: Como sua empresa pode sair na frente

por Roberto Marcio

“Are you ready”? (Você está preparado?). A revolução provocada pela tecnologia ainda terá mais capítulos à frente, sobretudo no Brasil que já está a postos para receber a internet 5G, que certamente vai ser um belo instrumento nas mãos das empresas que tratam com dados e informações em tempo real. A principal vantagem do 5G será sustentar o uso exponencial de tecnologias como IoT (do inglês, Internet das Coisas), Realidade Virtual e Inteligência Artificial.

Com essa banda e capacidade de transmissão gigantesca de dados, as empresas fazem a festa de saber todas as preferências individualmente de cada cliente em tempo real. É a oportunidade de vários trilhões de dólares para todos, uma festa danada para os responsáveis na gestão de programas que podem capacitar as empresas a responderem mais rápido a uma série de demandas, respostas assertivas que uma visão clara da implementação de uma estratégia digital que vai impulsionar os negócios em diferentes setores da economia. É apostar para ver.

Não dá para esquecer a comunicação quântica, a novidade que promete oferecer segurança e velocidade nos dados. É uma ferramenta eficiente para a troca de dados e sustentada por uma ampla rede que pode ser um bom aliado nos negócios, até porque apesar da pandemia, registrou-se várias violações de hackers em empresas e até hospitais em alguns estados. 

Como não lucrar com a implementação do 5G na gestão hoje em dia? Os últimos meses mostraram ao mercado que muitos negócios, principalmente as micro e pequenos empresas, não estavam prontos para uma crise. Mas, apesar da prevenção ser sempre o melhor remédio, ainda é possível salvar muitos deles com uma boa estratégia de gestão empresarial. Afinal, manter a organização e o controle da empresa é sempre uma boa solução. Com uma banda de dados mais veloz, é possível promover a transformação digital com eficiência para criar uma inteligência competitiva na sua empresa, independente do seu tamanho e seus objetivos. 

Vamos tomar, como exemplo, a importância do 5G com a Inteligência Artificial nesse contexto de uma economia cada vez mais atrelada ao mundo virtual. Basta imaginar que, você sendo um CEO de uma empresa que recebe esse novo sistema sofisticado de dados e que utiliza Analytics para elaborar um relatório sobre as vendas durante o mês. A IA cruzará os dados com uma rapidez tamanha e oferecer a solução em poucos minutos, o que poupará tempo, funcionário e estresse por conta da resolução da demanda. É o paraíso na terra para os gestores, sem dúvida alguma, que vai diminuir todo o processo e ajudar na tomada de decisão.  

Todas as grandes operadoras de telecomunicações do Brasil já têm cidades de teste com cobertura 5G e os relatórios dos resultados alcançados até agora são realmente contundentes. Ou seja, por um lado o Governo Federal e as responsáveis pela telefonia têm o interesse em dar ao país uma condição sem igual para receber e transmitir dados, colocando as empresas brasileiras em pé de igualdade com suas concorrentes no exterior. Até mesmo para realizar pagamentos instantâneos será muito benéfico. 

Estima-se que só a modalidade de pagamento propiciará operações realizadas em até 10 segundos, com alta disponibilidade e resiliência (99,9% do tempo), com capacidade de 2.000 transações por segundo. Com a ajuda da IA, a questão do tempo estará resolvida. 

O mundo empresarial tem o que comemorar. Mas precisa das ferramentas certas para aproveitar os benefícios do 5G, pois de nada adianta ter milhares de dados sem saber o que fará com eles. É como ter o mar a sua frente e não saber nadar. Na gestão e marketing digital, tudo isso está a disposição das empresas. Imagine só com IA, Analytics e meio a uma rede pautada por frequências elevadas? Assim, será possível ter mais velocidade de processamento e repasse dos dados, maior número de conexões e menor latência. Tudo isso ao alcance de todos para que os negócios decolarem, mesmo em tempos de pandemia do coronavírus.