O que o marketing digital pode continuar contribuindo para sua empresa em 2021?

Por Roberto Marcio

Como será o mundo dos negócios até o final deste ano? Em um cenário de incertezas, negócios que costumam seguir planos com estruturas mais rigorosas, que sejam baseados em previsões a longo prazo, ou tenham processos muito burocráticos e mindset pouco aberto para mudanças, podem encontrar problemas ainda maiores, caso não se adaptem a tempo. Há quem trace um planejamento de curto ou médio prazo devido a possíveis cenários de instabilidade. De um jeito ou de outro, o que as empresas não devem abrir mão é de contar com um bom marketing digital para atravessar com tranquilidade mais um ano. 

Infelizmente, a Covid-19 ainda causará transtornos até que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declare o fim da pandemia. Mesmo com a previsão de vacinação em massa no Brasil, o problema ainda deve perdurar por algum tempo, com a manutenção de boa parte dos protocolos sanitários. Com isso, o chamado “Novo Normal” vai ditar as normas de boa parte da população, com reflexos na economia em geral. Mas nem tudo é motivo de preocupação. As vendas online, por exemplo, trouxeram importantes lucros para diferentes setores e estes adotaram as soluções do marketing digital no seu cotidiano. 

Mas o que o marketing digital pode oferecer para melhorar as vendas, em diferentes setores da economia? Suas muitas ferramentas podem oferecer aquilo que seu negócio precisa para deslanchar. À disposição, mecanismos para prever, traçar cenários de acordo com sua estratégia, dar respostas rápidas e assertivas às dúvidas de CEO´s e gestores, ajudar no planejamento e dar soluções para o atingimento de metas ou, mais do que isso, a sua sobrevivência num cenário ainda complicado por conta dos estragos causados pelo coronavírus na sociedade e na economia. 

Técnicas e ferramentas para ser o assistente principal de sua empresa

Os números dos grandes varejistas nas vendas de Natal – amplamente divulgados pela imprensa em geral – deram o tom do otimismo para 2021. Muitos negócios fracassaram no final do primeiro trimestre do ano passado por conta do lockdown que obrigou a muitos empresários e comerciantes a fecharem as portas. Só que muitos deles resolveram se transformar em digitais, uma saída lógica para enfrentar os tempos difíceis provocados pelo distanciamento social e outras regras sanitárias impostas. Mais do que se adaptarem, inovaram trazendo como consequência bons resultados. Podemos observar os recursos que o marketing digital pode ser útil para auxiliar na gestão e vendas.

Um consumidor tem um perfil de compra e é super fiel a uma determinada marca, porém perde uma promoção incrível, pois a empresa não tem ferramentas de inteligência artificial para detectar as preferências do cliente e sugerir boas ofertas que o atraiam. Acredite, esses episódios são mais comuns do que a gente imagina e poderiam ser evitados com a utilização de análise preditiva, uma técnica de IA que ajuda a descobrir padrões e avaliar a probabilidade de acontecimentos futuros, sejam eles positivos ou negativos. 

A metodologia, aliada a outras tecnologias, auxilia na tomada de decisões e na descoberta de novos insights.  Portanto, o marketing digital pode ir além, como por exemplo na hora escolher um varejista, os brasileiros levam em consideração o preço, promoções e a variedade produtos. Com a pandemia do coronavírus, no entanto, questões como segurança e saúde também passaram a ter um papel importante no momento de decisão de compra. 

Assim como ao consolidar os investimentos de marketing digital no próximo ano, as empresas estão cada vez mais seletivas em busca de assertividade. As apostas crescem, mas o direcionamento desses recursos vai estar cada vez mais alinhado a um bom planejamento estratégico, que observará para onde estão se deslocando os diferentes públicos; que canais são mais acessados por eles; e quais ferramentas tecnológicas estão em alta, e podem contribuir para melhorar a jornada do consumidor. Com a audiência da internet atingindo proporções estratosféricas ­ -são mais de 800 milhões de telespectadores acessando lives ao redor do mundo, por exemplo – a experiência dos usuários será cada vez mais valorizada. E o marketing digital tem as respostas que você necessita.

Saiba mais: https://blog-online.pucrs.br/public/leituras-marketing-digital-2021/ https://brsa.com.br/marketing-digital/covid-19-marketing-digital/ 

%d blogueiros gostam disto: