Perspectivas da vacinação e sua influência nos negócios online

Por Roberto Marcio

A vacina contra a Covid-19 está sendo considerada o divisor de águas que impulsionará o desenvolvimento econômico e devolverá a liberdade das pessoas de ir e vir. Porém, as coisas não são tão mágicas assim e apesar da imunização começar em fevereiro, especialistas falam que será necessário um tempo até atingir seus objetivos plenos e, finalmente, derrotar o vírus. Contudo, algumas mudanças provocadas pela pandemia tendem a permanecer, entre elas a Inteligência Artificial, que atrai o marketing digital para a busca por soluções que vendam muito mais do que em 2020. 

O assunto que domina os meios de comunicação e as redes sociais é a vacinação nacional. Ele traz esperança para uma boa parcela da população sobre o fim do enfrentamento à pandemia, que se por um lado tem consequências econômicas negativas para muitos setores, por outro há quem ganhe com esse momento delicado da história. No final das contas,  vencer a Covid-19 pode, na opinião de analistas, encerrar um período ruim para o Brasil e começar um capítulo novo para as pessoas e, por que não nos negócios?

Imaginando um cenário de vitória sobre a Covid-19, como ficará o mundo online e o impacto disso no cotidiano. Afinal, será que as lojas físicas voltarão a funcionar plenamente como em 2019? Há pontos a serem observados. Uma tendência que não se pode ignorar é a mudança estrutural que a pandemia trouxe, por conta da necessidade do distanciamento social: o trabalho remoto e operações feitas com flexibilidade de locais. É inegável a evolução de ferramentas e serviços que possibilitaram uma adaptação rápida e pouco impactante para a maioria das empresas.

Cenários são motivos de debate intenso sobre o que já está sendo popularizado como “mundo pós-pandemia” e suas nuances na vida da sociedade. Da mesma forma que abordamos no parágrafo anterior, podemos jogar um olhar para o trabalhador. A previsão de contratação com a imunização da população é maioria entre os entendidos no assunto, exigindo um número maior de pessoas para determinados trabalhos. Na área da informática e negócios, por incrível que pareça existem vagas disponíveis para o trabalho remoto, a reboque de um mundo cada vez mais conectado.

Todas essas informações divulgadas pelas mídias geram uma boa expectativa em toda a população e trazem consequências benéficas para a economia e a sociedade como um todo. O início da vacinação faz com que empresários se sintam mais seguros em relação aos seus negócios, iniciando novos investimentos e também incentivando o consumo, restabelecendo gradativamente um cenário econômico positivo para o país.

  Vacina e IA vão mandar no “Mundo Pós Pandemia”. 

A pandemia trouxe a necessidade de empreender e se digitalizar e, com isso, pode-se notar o crescimento de 10,2% no número de microempreendedores individuais (MEIs) só no primeiro semestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo o Portal do Empreendedor do Governo Federal, trata-se de um recorde histórico. Independente do porte, as tecnologias disruptivas fazem parte do dia a dia de boa parte dos novos empreendedores, oferecendo soluções assertivas para impulsionar os negócios. Embora possa parecer muito distante, a IA já é uma realidade. 

Saiba mais: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/12/31/Preven%C3%A7%C3%A3o-vacina-e-cont%C3%A1gio-o-que-esperar-de-2021-no-Brasil https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/noticia/2020/11/10/vacina-contra-covid-anima-mercados-com-perspectiva-de-melhora-da-economia.ghtml 

%d blogueiros gostam disto: