Que tal o uso da inovação para vender mais no varejo?

Por Roberto Marcio

Com a mudança de comportamentos dos brasileiros, diversas marcas precisaram criar soluções para se aproximar de seus clientes e oferecer uma melhor experiência de compra. Para isso, a tecnologia de realidade aumentada (AR) é uma ótima opção. A AR pode ser grande aliada para quem precisa inovar e melhorar as vendas no ambiente online? Parece que a inovação é um conceito que faz parte de quem cria as estratégias para atrair mais compradores e as tecnologias imersivas são usadas com sucesso pelas empresas. 

O varejo é um dos segmentos que mais cresce no Brasil, em contrapartida, foi um dos mais afetados pela pandemia do Covid-19 desde o início da pandemia. Por conta disso, os lojistas tiveram que se adaptar e se reinventar para atender os seus clientes, aumentar suas vendas e conseguir manter a saúde financeira. Nesse período de caos e instabilidade econômica, as tecnologias imersivas vêm provando cada vez mais serem úteis em tempos de distanciamento social, já que temos muitas restrições para evitar mais ainda a propagação do vírus.

 

E nesse cenário, ferramentas como a de Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista têm feito parte da rotina de muitos lojistas para promover mais interatividade, proporcionar uma experiência inovadora e continuar lucrando. É uma “viagem” proporcionada ao cliente faz com que a experiência de compra seja algo inesquecível para ele.  

Boas práticas que se transformam em lucros e experiências sem igual

Uma pesquisa global divulgada pela Accenture (NYSE: ACN) revela que os consumidores se encontram em um ponto de inflexão no comércio digital. O estudo “try it Trust it Buy it” destaca como o recente impacto da Covid-19 mudou drasticamente o comportamento das pessoas, que estão, cada vez mais, adotando novas tecnologias imersivas nas compras online. 

Solução versátil capaz de ser utilizada em todos os segmentos: qualquer marca que quer digitalizar seu negócio e impulsionar sua imagem na internet, pode investir nas tecnologias imersivas. Além de oferecer melhor experiência para seu público, elas permitem realizar uma análise de métricas que ajuda entender o comportamento dos usuários ao fazer uso das soluções de Realidade Aumentada (AR). Nesse caso, os lojistas têm em mãos insights sobre o consumo de seus clientes, como por exemplo, o tempo gasto experimentando o produto A em comparação ao B, entre outras informações, e isso irá auxiliar na elaboração de ações personalizadas e cada vez mais assertivas;

Interligar o mundo físico com o online: com a mudança de comportamento no consumo nos últimos dias, muitas marcas buscam transpor seus negócios para o online não só para melhorar sua atuação, mas também para estar onde o seu público está. O mais bacana das tecnologias imersivas é que elas permitem interligar uma marca que atua no físico com o online, sem que um prejudique o outro;

Com 47% dos entrevistados tendo alegado que essas tecnologias aumentam o sentimento de conexão com os produtos, a realidade aumentada e virtual e o conteúdo 3D, por exemplo, apresentam potencial de alavancar a confiança do consumidor na jornada e, assim, aumentar as vendas online. Conduzido pela Accenture Interactive, o material se baseia em uma pesquisa com mais de 3 mil consumidores em todo o mundo. 

Entre as conclusões, sugere que, conforme as empresas aumentam o foco nessas tecnologias, devem passar também a investir cada vez mais em experiências únicas para impulsionar a escala e a eficiência dessa jornada com as marcas. Ainda de acordo com o estudo, essas experiências imersivas são capazes de aumentar a confiança do consumidor durante as compras online em 9% na América Norte e em 4% em outras regiões do mundo. Entre os entrevistados, 61% afirmaram que as chances de adquirirem um produto de uma marca que usa tecnologias imersivas é bem maior. Sendo assim, a inovação da AR é uma boa saída para o varejo em geral. É um aliado importante para conquistar corações e mentes dos consumidores.  

Saiba mais: https://www.supervarejo.com.br/materias/realidade-aumentada-amplia-possibilidades-do-varejo https://itforum.com.br/colunas/o-impacto-das-tecnologias-imersivas-nos-negocios-das-empresas-globais/ 

%d blogueiros gostam disto: