Como os dados são importantes para as vendas nas duas próximas datas festivas

Por Roberto Marcio

A oportunidade de ganhos para os próximos meses alimenta o desejo das empresas em recorrer a promoções e, por assim dizer, garantir boas vendas. Se março será um período sem maiores atrativos, os dois seguintes terão dois grandes eventos que vão movimentar o comércio em geral. Já há pesquisas que apontam para a projeção positiva quanto a bons resultados. Até lá, as estratégias para conquista do público começam a ser montadas a partir de dados obtidos sobre o comportamento das pessoas, principalmente levando em conta a pandemia do coronavírus. Por isso, assegurar uma boa orientação faz toda a diferença para seu negócio. 

A importância da integração de dados para identificar os clientes. Temos duas grandes datas importantes para o varejo logo mais, a Páscoa e Dia das Mães, e quanto antes o varejista adotar estratégias de marketing, maior a chance de sucesso de venda e aumento de receita.




Coletar os dados dos clientes é uma estratégia de marketing muito importante para o varejo, já que tendo informações do seu público é mais fácil entender comportamentos e tendências. 

No entanto, não basta apenas acumular uma grande quantidade de dados, é preciso organizá-los e ter domínio sobre eles. Ao dominar os dados, é possível identificar cada consumidor e conhecer o seu comportamento. Com isso, a empresa consegue traçar estratégias de marketing mais detalhadas e mais precisas, melhorando a experiência de compra, diminuindo os gastos investidos em mídia e dominando todo o ecossistema do varejo.

Pesquisa já mostra tendência do comércio nos shoppings

Uma pesquisa feita com cerca de 4 mil pessoas pela 121 Labos e Spot Metric revelou dados interessantes sobre a movimentação dos shoppings na pandemia. O levantamento mostra que 25% dos entrevistados entre o eixo Rio-São Paulo continuam frequentando esses centros de compras pelo menos uma vez por semana e que cerca de 60% das pessoas fazem isso de duas ou mais vezes por mês.

Segundo grande parte dessas pessoas entrevistadas, o motivo para essa movimentação é fazer compras (42%), seguida da utilização da área de alimentação (16,8%) e apenas à passeio (14,66%). Quando perguntados sobre o meio de transporte utilizado para ir ao shopping, o carro foi apontado como o principal por cerca de 83% dos respondentes. Ônibus e transporte por aplicativos apresentaram 5,77% e 5,03% das respostas, respectivamente.

O que esse monte de dados mostrados na pesquisa quer dizer? É muito simples explicar, pois a partir das informações coletadas vão se transformar em uma estratégia de vendas para esses centros comerciais importantíssimos na economia, sobretudo na questão da recuperação financeira.

Com uma plataforma de inteligência de dados e CRM que utiliza tecnologia própria e brasileira aliada a soluções, como machine learning, CRM, Inteligência Artificial e Big Data, a Spot Metrics consegue identificar e compreender qual o valor do cliente por meio dos dados, ou seja, quais suas expectativas, os hábitos de consumo, nível social, satisfação e preferências. Com isso, a empresa oferece suporte aos negócios no que diz respeito ao relacionamento com o cliente e na tomada de decisões estratégicas.

Em suma: que o Dia das Mães e a Páscoa sejam realmente de lucros em meio a esse período difícil para o país e o mundo, em virtude da Covi-19. O uso correto dos dados, associado às ferramentas de inteligência, garantem boas estratégias de vendas. 

Saiba mais: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/bis/datas-comemorativas-como-alavancar-as-vendas,dc77844b68257510VgnVCM1000004c00210aRCRD https://www.bertholdo.com.br/blog/calendario-e-commerce-2021/ 

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