A gestão do conteúdo que move a comunicação

Por Guilherme Cohen

Quando você se interessou por ler sobre gerir conteúdo, em algum momento se perguntou: “O que é Gestão de Conteúdo?” Bom, isso é mais amplo do que se imagina e pelas próximas linhas vamos tentar te mostrar um mundo em que, praticamente, a maioria das coisas que se vê no universo corporativo atrelado à comunicação é Gestão de Conteúdo!

A palavra gestão está diretamente ligada à organização. Bem, em qualquer tipo de administração é necessário saber gerir para fazer o seu produto dar certo e, no caso do conteúdo, não é diferente. A Gestão de Conteúdo é um procedimento no qual armazenamos todo tipo de informações entregues em veículos das mídias impressa, televisiva, rádio e online, e também das redes sociais, que de um tempo para cá vem sendo peça fundamental no planejamento de comunicação das empresas.

Toda informação processada é armazenada em um único banco de dados, filtrada e separada em vários tópicos para facilitar a leitura. Depois, a reunião desse conteúdo pode virar um Clipping ou até mesmo integrar um relatório de Business Intelligence.

O que é o Clipping?

O mais conhecido serviço para armazenar conteúdo é o Clipping.  A cada dia passam por todos os tipos de mídia inúmeras matérias, reportagens, colunas, entre outras maneiras de veicular informação. As assessorias que requerem esse material estão sempre empenhadas em observar o que é relevante ao seu segmento para entender o mercado, seus concorrentes e como sua marca tem sido falada na mídia.

E o Business Intelligence?   

image02O BI, como é chamado, vem com uma atualização em tempo real dos dados gerados pelo banco de dados. Capaz de reunir todas as informações brutas de um sistema trazendo tudo resumidamente em forma de Análise Visual. Uma linguagem comum, com todos os dados em uma única ferramenta, que com rapidez
todos poderão ler as informações ali presente e gerar conclusões para estratégias da empresa. Útil para entendimento da marca em relação ao público, mensurar iniciativas, avaliação e comparação da concorrência, entre outras possibilidades. Lembrando: tudo isso é realizado na velocidade compatível com a necessidade de cada cliente.

A partir do BI, sabe-se o que a empresa possui como pontos positivos e negativos quando se comunica e com a base de dados pode-se criar um conteúdo específico para alavancar a imagem da marca onde está carente e consolidar ainda mais com conteúdos inovadores onde ela já é considerada forte, sendo assim, alcançará um bom rendimento, trazendo o retorno esperado pela marca. Esse tipo de ação oriunda do Business Intelligence ajuda e muito as empresas a produzirem o seu Marketing de Conteúdo.

Como Funciona o Marketing de Conteúdo?

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Hoje as empresas de publicidade, estão quebrando bastante a cabeça, para de alguma forma impactar o seu cliente, o seu target. Há 20, 30 anos atrás, sabíamos que ao anunciar seu produto em uma emissora de Tevê, no intervalo de sua programação, o impacto seria instantâneo, gerando assim um aumento de vendas e o lucro certo. Pois as casas possuíam apenas uma televisão e em sua maioria ligada ao mesmo canal. Hoje com a facilidade de encontrar o que realmente te interessa pela internet, faz com que fique difícil divulgar o seu conteúdo para o público exato, sem que se gaste fortunas com isso.  Pensando nesta solução nasceu o Marketing de Conteúdo, que nada mais é que uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios, sempre fazendo uma boa Gestão de Conteúdo, para o que é produzido ser o diferencial na hora de obter os resultados pretendidos.

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