Monitorar as Mídias Sociais nunca foi tão importante

Por Carla Mendes

Desde que o mundo é mundo, os seres humanos são, por essência, relacionais. O que nos diferencia é, justamente, nossa capacidade de produzir e comunicar informações e conhecimentos. Antes do advento da internet e, mais tarde, das redes sociais, os processos comunicativos eram mais locais e demoravam a atingir um grande número de pessoas. Com o desenvolvimento da web e a crescente familiarização dos indivíduos com o ambiente digital, a linha entre o on e o offline é cada vez mais tênue. Viramos seres cybridos, termo que define a convivência, quase que concomitante, no mundo real e no virtual.

Certamente o maior fenômeno, em se tratando de mídias sociais, é o Facebook. É, atualmente, o segundo site mais acessado no mundo, perdendo apenas para o Google. A rede social de Mark Zuckerberg obteve, em 2015, resultados melhores do que o previsto, com um forte crescimento dos lucros, graças especialmente à publicidade móvel e a um aumento significativo de contas. O Facebook afirma que fechou 2015 com 1,59 bilhão de usuários, dos quais cerca de 65% acessam a rede social todos os dias.

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O desenvolvimento de melhores ferramentas de monetização a partir de sua enorme audiência permitiu que a média de renda por usuário chegasse a US$ 3,73  no quarto trimestre. No total, em 2015 o volume de negócios do Facebook aumentou 44% e chegou a US$ 17,9 bilhões no ano. No quarto trimestre, o aumento foi de 57%, com incremento de US$ 5,6 bilhões.

E de onde vem esta monetização? Aproveitando a audiência das mídias sociais, as empresas aproveitam para divulgar suas ações, produtos e marcas na internet a baixo custo e grande alcance, o que gera receita para as mídias através, principalmente, de publicidade. É muito importante que a mensuração desse investimento seja feita de forma eficaz. E hoje existem tecnologias e serviços especializados destinados a este fim.

As expectativas para 2017 são promissoras para os meios digitais. Segundo pesquisa da ZenithOptimedia (da gigante francesa da propaganda, Publicis), os gastos globais com publicidade na internet vão superar a televisão no ano que vem. Até lá, a publicidade combinada para dispositivos móveis e desktops deve alcançar os US$ 209 bilhões (em torno de R$ 750 bilhões) em um mercado total de US$ 603 bi (mais de R$ 2 trilhões).

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Como mensurar os resultados do investimento em mídias sociais?

Através de uma auditoria da repercussão das citações e temas de interesse dos clientes no universo digital, as empresas se mantêm informadas sobre como está sua imagem na mídia, quantificam seus resultados de ações de marketing e comunicação, além de poder conhecer melhor hábitos, opiniões e preferências de seu público-alvo ou até mesmo monitorar ações da concorrência.

A análise é feita por profissionais de comunicação em empresas como a Info4, que monitora todos os tipos de mídia, tradicionais (Rádio, TV, Web e Impresso) e sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Google+, etc.) todos os dias, durante 24 horas.

Com um trabalho preciso, que utiliza uma grande base de dados, os gestores das empresas clientes conseguem ter mapeado o cenário e definir estratégias mais coerentes e certeiras para aumentar a exposição positiva na mídia, gerir crises, melhorar ou reforçar a reputação da empresa, aumentar market share, aproximar-se do público-alvo, dentre outros benefícios.

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