Informação com velocidade e inteligência

Por Daniel Camara

Ve-lo-ci-da-de! Essa é a palavra que está na moda no mundo corporativo, na definição significa “movimento ou deslocamento rápido”, nos negócios pode representar ganho de tempo e há uma popular expressão no meio que diz: “tempo é dinheiro”.

A velocidade com que transmitimos e recebemos informação nos dias de hoje ultrapassa os limites da imaginação. Um carro de Fórmula 1 leva em média um minuto e meio para dar uma volta completa em uma pista de corrida.  No mesmo tempo em que o piloto leva para percorrer todo o circuito, uma empresa de comunicação como a INFO4 consegue capturar mais de 100 matérias publicadas em sites de toda rede, nacionais e internacionais. Esse monitoramento de informações é conhecido como Clipping.

E o que é o clipping?

Clipping é um serviço de monitoramento de informações oferecido por empresas que atuam na área de comunicação. São capturadas matérias em todas as mídias (Impressa, online, Rádio, TV e Redes Sociais), essas matérias são distribuídas para os clientes de acordo com os seus interesses. Por exemplo: um cliente atuante na área automobilística receberá um conteúdo exclusivo com tudo o que foi veiculado sobre sua marca ou setor na mídia, novas tendências, tecnologias e notícias sobre a indústria automotiva, além de informações sobre seus concorrentes, ou seja, mapear toda a sua área de atuação. A partir da captura, esse conteúdo é classificado e disseminado, as informações chegam até as pessoas auxiliando-as na tomada de decisões. Esse processo é chamado de Gestão da Informação.

Quem contrata o serviço de Clipping?

Ao sair de casa, a maioria das pessoas para em frente ao espelho e verifica como está a sua imagem. O Clipping funciona como um espelho para uma empresa, pois é através dele que se torna possível observar como está a sua imagem e reputação na mídia, permitindo a tomada de decisões estratégicas nos veículos de comunicação. O clipping também identifica rapidamente crises e mostra tudo que foi publicado para definir as melhores estratégias de solução, auxiliando no gerenciamento de crises. Em um mercado cada dia mais disputado, através do clipping é possível monitorar os passos dos concorrentes e não ficar atrás em um mundo cada vez mais competitivo. O serviço é contratado por qualquer empresa com exposição institucional e de suas marcas na mídia ou interessada em qualquer assunto publicado na mesma, sejam estes temas gerais de mercado ou informações de concorrentes.

Onde o clipping é usado?

A abrangência do clipping é variada e contribui estrategicamente em diversas áreas de uma companhia.

O departamento de Marketing de uma empresa utiliza as informações do clipping, para pensar estratégias para identificar possíveis público-alvo, através de interesses monitorados, é possível identificar como está sua imagem em diferentes lugares.

O clipping também pode ser usado nos investimentos. Quando nasce o sol no Brasil, o movimento da Bolsa de Valores da China (um dos maiores mercados do mundo) já foi encerrado e os investidores precisam saber rapidamente como foi o desempenho de suas ações ou setores no pregão asiático, além de saber em tempo real da cotação de importantes commodities como petróleo e minério de ferro.

O monitoramento de informações também é utilizado para dividir com os funcionários da empresa como a empresa onde eles trabalham está aparecendo na mídia. Reconhecidamente uma das maiores empresas do setor de monitoramento de informações e análise de conteúdo, a INFO4 permite acesso ao clipping em tempo real através de seu portal, onde cada cliente tem uma página exclusiva para acompanhar seus assuntos de interesse. Outro serviço disponibilizado são newsletters diárias com conteúdo personalizado para melhor atender cada cliente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s