Simples motivos para que as empresas não deixem de usar ferramentas de Inteligência Competitiva

Por Luan Carvalho

image03Com a evolução da tecnologia acontecendo cada vez mais rápida, de forma muitas vezes imperceptível, vamos nos deparando com centenas de coisas que antes pareciam uma outra língua e hoje tornando-se essencial para nossa sobrevivência e leitura desse novo mundo dinâmico. Na empresa onde você gerencia, onde analisa ou onde simplesmente executa qualquer função, dados precisam ser organizados para montar a estratégias dos negócios. Informações que chegam com tanta fluidez necessitam de “algo” para juntá-las e posteriormente distribuir esse armário de informações brutas em uma leitura fácil do até então “turbilhão de informações”. Com esse conceito nasceu a Inteligência Competitiva (IC), para interpretar esse enorme volume de dados brutos, deixando bem simples a compreensão das informações e gerando conteúdos significativos para analisar tanto historicamente quanto comportamental o seu negócio, além da identificação de tendências do seu público.  

Sendo assim, listamos alguns simples motivos para que todas as empresas não deixem de utilizar Inteligência Competitiva 

Monitoramento de Informações

O que será que minha concorrente está fazendo no mercado? O que será que estão falando sobre nossos produtos? Essas são perguntas que frequentemente passam nas mentes dos Empresários / Diretores e serão respondidas somente através de uma busca dentro das mídias (Impressa, Rádio, TV, Online) e analisadas individualmente para que uma possível decisão seja tomada dentro da empresa. E com o BI é possível reunir todas essas informações de forma rápida e inteligente, sendo de simples leitura para que as estratégias sejam montadas com base no que ocorre no mundo em Tempo Real. Por exemplo: Em uma pesquisa feita com veículos de mídias impressa e online no Brasil pela empresa de monitoramento Info4 no período de 45 dias. Concluíram que a empresa X é muito citada positivamente em mídias impressas e possui um maior conteúdo nas mídias online, além de saber que a concorrente possui menor volume de matérias, porém são sempre positivas. Através do BI, essas informações serão geradas em forma de gráficos de simples compreensão, possibilitando que a empresa X saiba realmente o que precisa melhorar e o que precisa manter para atingir suas metas, se precavendo em relação a futuros cenários.  


Análise visual
image01
O BI é capaz de reunir todas as informações brutas de um sistema e traz resumidamente em forma de Análise Visual, uma linguagem comum a todos, com todos os dados em uma única ferramenta, onde com rapidez todos serão capazes de ler as informações ali presente e assim gerar conclusões para estratégias da empresa.

 

Análises e Relatórios gerados rapidamente

image05Com relatórios cada vez mais presente nas empresas, já que são peças fundamentais para analisar toda a gestão, a plataforma BI consegue acelerar todo o processo para a análise mais detalhada de todos os assuntos abordados nas dezenas de relatórios gerados periodicamente, diminuindo o tempo de busca e de leitura dos mesmos além de oferecer as informações em Real-Time (Tempo Real).


Análises a partir de Dashboard

image02Dashboard é basicamente uma forma para os gestores terem um conhecimento rápido dos dados importantes para eles. Para além de serem um resumo dos dados importantes, o Dashboard também serve como forma de realçar dados específicos, permitindo ao utilizador analisá-los. O Dashboard representa a consolidação de dados, muitas vezes a partir de variadas fontes, e a apresentação dos mesmos de uma forma inteligível e de onde se possam tirar conclusões rapidamente.

Conclusão

Com esses simples e bons motivos citados acima, percebemos que cada vez mais monitorar as informações é um passo vital para o bom funcionamento da empresa. Concluímos também que a tecnologia se torna indispensável em nossas vidas e o melhor de tudo, que ela está cada vez mais “simples” para ajudar o dia a dia de nossas empresas e a inteligência competitiva, como parte dessa tecnologia, não deve ficar de fora. É essencial o uso desses sistemas inteligentes para que possamos evitar os erros e prever acertos em curtos, médios e longos prazos.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s