A importância do monitoramento para analisar os passos da concorrência

http://www.info4.com.br/produtos.asp#plataforma-de-bi

Fique sabendo por que é indispensável realizar o monitoramento de concorrência para os seus negócios

O monitoramento de concorrentes é um processo de pesquisa e observação dos lançamentos de produtos e serviços da concorrência, reação dos consumidores, e outros fatores que auxiliam na tomada de decisões e formação de estratégias do seu negócio.

Com este processo, é possível acompanhar as tendências na busca pelo pioneirismo, elaborar as melhores ideias e reunir informações suficientes que possam despertar insights na sua equipe.

É fato que o primeiro a lançar o produto ou serviço com sucesso no mercado, faz com que as empresas seguintes sejam lembradas pelo cliente só em segundo plano. Sempre o pioneiro estará em evidência!

Por que é importante realizar o monitoramento de concorrência?

São vários os motivos pelos quais é importante a realização do monitoramento de concorrência, entre os principais, podemos citar:

  1. Antecipar tendências de mercado

Para garantir o pioneirismo é necessário sempre estar um passo à frente da concorrência. É possível lançar um olhar à frente, quando se tem em mãos, por exemplo, as informações sobre os pontos negativos e positivos apontados pelo seu público alvo e as decisões tomadas pelos seus concorrentes diante das crises ou crescimento.

A observação e a análise destes dados podem oportunizar ao seu negócio a realização de várias melhorias ou alterações necessárias, como: nos processos internos, marketing, relacionamento com o cliente, aumento na competitividade dos preços e, até mesmo, da qualidade dos produtos e serviços para melhor atender ao seu público.

  1. Saber em primeira mão das ações de novos produtos ou serviços do concorrente que podem afetar os seus negócios

Todo negócio precisa trabalhar com o máximo de informações sobre o futuro do mercado, isso inclui lançamentos de produtos e serviços por seu concorrente que poderão afetar o faturamento da empresa.

Ante a uma possível alteração na receita, é importante decidir o que o empreendimento fará a respeito, qual a melhor reação para não perder clientes ou espaço no mercado. Isto, proporciona à empresa tempo hábil para traçar estratégias ou mesmo criar novos produtos e serviços para se manter ou mesmo se destacar.

  1. Auxiliar no processo de tomada de rumos e decisões

Nas últimas décadas o mercado consumidor vem mudando de forma rápida e constante, devido aos avanços tecnológicos que sempre proporcionam a inovação em produtos e serviços. Com isso, criando uma nova gama de necessidades dos clientes.

O monitoramento de concorrência tem a capacidade, também, de clarear estes novos mercados e, ainda, apontar os nichos que são pouco ou nem sequer estão sendo atendidos.

Como fazer o monitoramento de concorrência?

Existem várias ferramentas com as quais você pode fazer o monitoramento de concorrência, por exemplo:

  1. Google Alerts

É grátis e prático, você pode configurar para receber relatórios sempre que o seu concorrente for citado (backlinks) ou que a sua empresa for citada, além do monitoramento de palavras-chave.

  1. Similar Web

Existe nas versões freemium (grátis) e PRO (paga), este programa monitora o site dos seus concorrentes e envia relatórios que permitem identificar as origens de tráfego, se a empresa possui aplicativos, o que os visitantes mais procuram e ainda aponta sites similares na web.

  1. Social Mention

Também gratuito, pode fornecer o monitoramento de redes e mídias sociais, basta digitar o nome da empresa e você fica por dentro de quantas vezes ela está sendo mencionada e, ainda, pode receber via RSS dos negócios pesquisados.

Além destas, existem muitos programas que podem auxiliar no monitoramento da concorrência. Processo indispensável tanto para garantir que a sua empresa esteja sempre à frente das demais, como para se manter atualizada sobre tendências de mercado e preferências dos clientes.

Recomenda-se que, o empreendedor procure auxílio de profissionais especializados na coleta e análise de dados. Estes saberão melhor o que o negócio precisa, considerando o seu nicho de atuação, o tamanho da empresa, entre outros fatores importantes, que muitas vezes podem não ser levados em consideração.

Assim, para conhecer mais sobre os meios de monitoramento da concorrência e garantir o sucesso e o futuro da sua empresa, entre em contato com a INFO4! Garanta as vantagens do acompanhamento profissional de dados com uma das 10 maiores empresas de monitoramento, gestão e análise de informações do Brasil!

Conheça a qualidade do trabalho da INFO4, todos os nossos serviços e o acompanhamento diário em tempo real das informações que você precisa, em uma única plataforma!

Gostou? Curta, comente e compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s