Inteligência de Mercado e o desafio do marketing em dar respostas rápidas

Conheça mais sobre a Inteligência de Mercado, a ferramenta que se tornou indispensável e como ela ajuda na tomada de decisões rápidas

Inteligência de Mercado ou Inteligência Competitiva é o processo de busca, seleção, análise e aplicação de dados e informações essenciais ao nicho de atuação de determinada empresa com o intuito de equipá-la para decidir, agir e responder de forma rápida e eficaz ante aos desafios e tendências de mercado.

Atualmente, com as inúmeras e intensas mudanças das exigências do mercado consumidor, causadas pela constante evolução tecnológica e a já consolidada era da internet, as empresas precisam estar a todo momento muito bem informadas sobre tudo o que acontece.

A importância da inteligência de Mercado para as empresas

Vivemos em uma época onde a informação vale muito, pode colocar você muito à frente da concorrência. Com a Inteligência de Mercado uma empresa pode obter dados que podem ajudar e, até mesmo, definir o sucesso de decisões sobre produtos, serviços, processos e muito mais.

Este acompanhamento é necessário para o delinear e conhecer mais o seu público-alvo, pontos positivos e negativos relacionados à marca apontados por consumidores, melhor abordagem de publicidade, possíveis crescimentos ou recessões futuras na área de atuação, surgimento de novas tendências, etc.

São inúmeras as vantagens do desenvolvimento do processo de Inteligência de Mercado para o seu negócio. Dessa forma, a sua empresa estará preparada para muito mais do que, simplesmente, reagir frente ao mercado; mas para inovar, ter insights e transpor obstáculos de forma consciente com visão privilegiada.

Agir de forma antecipada com o desenvolvimento de projetos e investimentos (também futuros), além do planejamento de um Marketing Estratégico mais eficiente e focado nos pontos mais cruciais para se obter sucesso nas vendas, com certeza, tem sido o resultado das empresas que investem na Inteligência de Mercado.

 

Inteligência de Mercado: por que o Marketing deve ficar atento às mídias tradicionais, internet e mídias sociais?

A atenção às novidades em produtos e serviços, economia, preferências dos consumidores, tendências, etc; podem ser percebidas através da coleta e análise de informações das diversas formas de publicidade, desde a tradicional até as mais modernas com a internet.

Isto, é importante na hora de decidir a abordagem de marketing mais eficaz para determinado público-alvo. É indispensável para os setores de Marketing a preocupação com as várias formas de mídia para tornar a sua marca presente na vida dos consumidores.

O acompanhamento de citações positivas e negativas em páginas do Facebook, Twiter, Reclame Aqui, Blog, Youtube (vídeos e comentários), Linkedin, etc; das movimentações da economia pelos sites especializados e páginas das bolsas de valores como: BM&FBOVESPA, NASDAQ, Dow Jones, e outras.

Além de sítios como de instituições como: INPI, órgãos reguladores, Diários Oficiais, etc; onde podem ser observadas as alterações de leis e entendimentos jurisprudenciais acerca da área de atuação da empresa.

A combinação de mídias aproxima a empresa e o produto do cliente final, porém, é necessário um cuidado especial com o Marketing na Internet e mídias sociais, pois o futuro do Marketing cresce no e-commerce; já que, cada dia mais pessoas passam mais tempo na internet, realizando as mais inúmeras atividades, sejam a trabalho ou na área do entretenimento.

Como a inteligência de Mercado pode ajudar o Marketing a fornecer respostas rápidas às necessidades das empresas ?

O objetivo da Inteligência de Mercado é fazer com que a empresa disponha de relatórios e informações essenciais, perfeitamente filtradas, selecionadas e analisadas para os seus negócios. Com isso, fica garantida a resposta, isto é, a ação e a reação mais rápida do setor de Marketing às exigências e aos desafios do mercado.

A internet possibilitou o acesso rápido a infinitas informações em tempo real, entretanto, para cada área de atuação é necessária a filtragem das informações que realmente são essenciais para a empresa. Por isso, a ajuda de profissionais especializados se faz indispensável para o sucesso do futuro de uma empresa.

Pensando nisso, a INFO4 cuida desde os processos de seleção e coleta de dados, passando pela estruturação e curadoria das informações até a entrega dos relatórios finais, promovendo decisões mais assertivas para a garantia de sucesso no futuro de um empreendimento.

Além disso, inova ao oferecer a Plataforma de Inteligência Competitiva que fornece painéis customizados e a análise dos resultados em tempo real, combinando as mais diversas fontes em uma visualização, painéis e relatórios interativos, e análises em qualquer lugar e muito mais.

Conheça a solução da INFO4, todos os nossos serviços e o acompanhamento diário em tempo real das informações que você precisa, em uma única plataforma!

Gostou? Curta, comente e compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s