Gerenciamento de Crise: Qual a importância do monitoramento e a inteligência competitiva e como dar respostas rápidas

Conheça como o monitoramento de mídias pode ser vital para o gerenciamento de crise

A difusão do acesso à internet e suas diversas redes sociais, mais as mídias tradicionais como jornais, revistas, televisão, entre outros; têm o poder não somente de mostrar marcas, mas também de disseminar críticas negativas em relação a uma empresa.

Por isso, é indispensável para a empresa um processo de gerenciamento de crises de forma planejada, desenvolvida por profissionais especializados e experientes para que situações de insatisfação possam ser devidamente gerenciadas e, até mesmo, contidas da melhor forma.

Não adianta, por exemplo, o empreendedor se desesperar ao ver uma crítica negativa sobre seus serviços ou sobre o seu negócio. É necessário muita calma e responder com tranquilidade e o máximo de educação ao cliente, pois, neste momento se pode ganhar um consumidor que havia perdido.

E com isso, ainda conquistar vários outros que acompanham as discussões, devido a presteza, o profissionalismo e o compromisso com o cliente demonstrados pela sobriedade na administração da referida crise. O monitoramento de mídias pode auxiliar as empresas neste acompanhamento e no gerenciamento de crise.

Como o monitoramento de mídia, redes sociais e plataforma integrada pode ajudar no gerenciamento de crise

O monitoramento de mídias e redes sociais podem auxiliar na identificação das menções do nome da empresa, isto para que o conteúdo seja analisado e devidamente gerenciado, conforme o que foi dito sobre a marca, seja positivo ou, principalmente, negativo.

As críticas são as menções que mais preocupam os empresários, e são elas que mais precisam ser detectadas, analisadas e gerenciadas. Existem programas que fazem este tipo de monitoramento, entretanto, existem empresas especializadas nesta área, inclusive no gerenciamento de crise.

Uma plataforma integrada com a detecção, gestão e análise de informações das várias mídias como as tradicionais (TV, rádio, jornais, revistas, etc) e redes sociais pode ajudar as empresas a reunirem as informações mais indispensáveis para o empreendimento.

Com esta reunião de dados, o negócio pode se preparar de forma eficiente para responder e gerenciar as possíveis crises formadas por críticas de forma mais qualitativa e eficaz. E então, proteger a marca, estabelecendo o necessário contato com o consumidor para a resolução do possível conflito, isto é, para o gerenciamento de crise.    

A Info4, empresa especializada na monitoração, gestão e análise de informações no Brasil, desenvolveu a sua plataforma integrada a “Plataforma de Inteligência Competitiva” que tem a capacidade de monitorar as mídias tradicionais, redes sociais, sites e ainda o monitoramento internacional que também faz o acompanhamento de todas essas mídias no exterior.

O monitoramento das informações e o serviço de clipping ocorre através da produção de relatórios diários, semanais e mensais de dados das várias mídias, conforme a necessidade de cada empresa.

Após esta fase a análise das informações pode ser realizada e gerida pelos mais capacitados profissionais da comunicação da Info 4, que buscarão através da análise dos relatórios a melhor forma de contornar, gerir e conter determinada crise.

Para conhecer mais sobre a plataforma integrada para monitoramento, análise e gestão de informações e gerenciamento de crises, entre em contato com a Info4 !

Garanta o acompanhamento de profissionais da comunicação altamente qualificados!

Gostou? Curta, comente e compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s