Informação ou Inteligência?

Saiba a diferença destas palavras para o mundo dos negócios.
 

Nas últimas décadas do século XX, com a descoberta da internet, com o avanço da utilização da web para os lares e, com o início do século XXI, para a grande maioria dos celulares, considerando que grande parte da população brasileira tem acesso à rede a partir do seu dispositivo móvel.

É que a informação passou a ser cada vez mais valorizada pelas pessoas em geral. E se transformou, até mesmo, em mercadoria passível de compra e venda como qualquer outro produto. Alguns exemplos disso são: cursos, apostilas, notícias e muito mais!

A informação em um mundo extremamente conectado, onde as impressões de clientes sobre uma empresa podem facilmente “viralizar”, se tornou vital para os empreendimentos que desejam prosperar.

Porém, não basta coletar as informações, ou melhor as métricas sobre o desempenho do negócio em vários aspectos; faz-se necessário a inteligência gerada a partir destes dados que é capaz de auxiliar a referida empresa a alinhar as informações e as análises com os seus objetivos.

Informação x Inteligência

A informação é todos os dados coletados a partir de relatórios, pesquisas, entrevistas, dentre outros fins; com a finalidade de buscar métricas sobre algum aspecto, serviço, processo, etc. Dessa forma, ela é basicamente um dado quantitativo.

Os dados, somente, não são capazes de oferecer soluções, elaborar estratégias ou planejamentos por si só. É necessário que estas métricas possam passar pela análise dos profissionais em inteligência de negócios (BI) para que então se possa visualizar ou elaborar as ações imprescindíveis para garantir o sucesso presente ou futuro do negócio.

Diferente da simples informação, pois esta se restringe ao campo dos fatos e números; a inteligência é capaz de gerar a partir daquela uma análise mais qualitativa, inclusive, no sentido de integrar pessoas, procedimentos e a tecnologia para o desenvolvimento de um produto ou serviço com a máxima qualidade possível.

Muitos softwares que estão disponíveis no mercado podem oferecer métricas sobre inúmeros aspectos dos processos dentro de um negócio. Entretanto, sem que haja um sistema de inteligência adequado, através da análise dos especialistas, torna-se impossível a geração de conhecimento, estratégias e insights para que, então, seja disseminada dentro da empresa.

Por isso, trabalhar as informações geradas e obtidas através das tecnologias disponíveis aplicando as técnicas da Inteligência de Negócios, disseminando os conhecimentos gerados a partir das métricas auxiliam na tomada de decisões importantes em qualquer empreendimento. A Inteligência é tão ou mais importante do que a simples coleta das informações.

Caso haja o interesse por mais informações acerca do processo de Inteligência de Negócios (BI); a Info4 acumula mais de 10 anos de experiência no assunto, com profissionais especialistas e competentes para coletar informações e desenvolver a Inteligência de Negócios de forma eficiente!

Gostou? Curta, comente e compartilhe com seus amigos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s