A importância de medir o impacto das notícias nas mídias sociais

Os brasileiros são os campeões em horas gastas com redes sociais. Foi o que mostrou a pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil”, feita em 2015 pela ComScore. Neste tempo dedicado ao Facebook, Instagram, Snapchat, entre outras mídias, as pessoas não só se relacionam entre si, mas também com marcas, produtos e notícias, estas provenientes dos mais diversos veículos, desde a mídia tradicional até blogs e canais independentes.

O fato é que as redes sociais disseminam de forma muito fácil e quase instantânea as informações, formando opinião sobre assuntos, produtos e empresas. Por isso hoje é tão importante para uma companhia compreender o alcance e o impacto que determinada notícia pode ter sobre a sua marca ou produto.

No caso de repercussões positivas, avalia-se o esforço de comunicação feito pela empresa, tanto na divulgação de suas ações através de releases ou geração de mídia espontânea. Sendo negativa, a empresa tem a chance de tentar controlar o impacto dessa notícia para sua imagem, quanto mais rápido entrar em contato com o conteúdo disseminado. Lembrando que nas mídias sociais isso pode ocorrer em um piscar de olhos.

O efeito dos compartilhamentos mais relevantes – o impacto das notícias

Profissionais da comunicação costumam dizer que “hoje o microfone mudou de mãos”. Isso significa que com a popularização cada vez maior da internet, novos formadores de opinião surgiram, como Youtubers, Blogueiros e internautas em geral que conquistam a cada dia mais seguidores. Isso faz com que os seus compartilhamentos gerem um alcance, por vezes, muito acima das mídias tradicionais, aumentando o seu poder influenciador. Seus seguidores, ao compartilharem suas opiniões, se inspirarem em seus estilos de vida e seguirem seus conselhos, ajudam a difundir a informação. Por isso tantas empresas estão se aliando a estes influenciadores para expandir suas marcas e produtos.

Do cruzamento de informações e da medição do impacto das notícias nas mídias sociais

Mas como saber se está dando certo? Como avaliar a forma com que sua empresa está sendo tratada pelos usuários e produtores de notícias nas redes sociais? É essencial que se faça o cruzamento, tratamento e captação dos dados a fim de mensurar a repercussão de uma notícia nas mídias sociais. Para isso, a INFO4 possui profissionais e tecnologia especializada, auxiliando as empresas-cliente nesta tarefa.

Além da identificação e análise do retorno destas informações, a INFO4 analisa os comentários e opiniões sobre as empresas, marcas e produtos. Isso facilita o gerenciamento de crises, evitando que informações negativas, ou até mesmo falsas, ganhem um vulto maior através das redes sociais.

Para conhecer mais sobre estes e outros serviços da plataforma integrada para monitoramento, análise e gestão de informações da Info4, entre em contato conosco!

Gostou? Curta, comente e compartilhe com seus amigos!