Como as ferramentas de BI estão auxiliando no combate ao Covid-19

por Guilherme Ternis

A utilização de ferramentas de Business Intelligence para criar visualizações gráficas a partir de conjuntos de dados, possibilita novas maneiras de se trabalhar com a informação. Utilizando-se do processo comumente descrito pela sigla ETL (Extract, Transform, Load), empresas e órgãos públicos são capazes de obter, tratar e integrar dados de fontes internas e externas. A partir daí são possíveis gerais painéis, infográficos, relatórios, dentre outras formas de visualização de dados de maneira dinâmica e inteligente.

Uma ótima aplicação para o BI é na gestão de crises, principalmente quando se faz necessário trabalhar com um grande volume de dados. Assim, a proliferação global do Covid-19 deu a oportunidade de as ferramentas de BI reforçarem seu poder analítico e mostrarem que Dashboards bem elaborados simplificam a visualização e facilitam a absorção de informações. As possibilidades vão muito além de somar números de casos e suas vítimas fatais. Através de recursos de georreferenciação é possível mapear as principais zonas de contágio, permitindo ao poder público tomar medidas para conter o avanço do vírus, com maior agilidade e precisão. Também é possível realizar análises preditivas, observando curvas de tendência e comparando sua situação com a de locais que tomaram medidas similares para frear o Covid, antecipando resultados.

FOTO-3

Os desenvolvedores não perderam tempo e rapidamente as principais plataformas de BI passaram a atuar de diversas maneiras durante a pandemia. O Tableau disponibilizou em seu site um painel com os dados da doença em todo planeta, a ferramenta também permite abertamente o download de um série de dados já tratados sobre a doença. O Power BI está fornecendo suporte à organizações sem fins lucrativos através do programa filantrópico da Microsoft AI for Health, que utiliza com soluções de inteligência artificial baseada na integração de dados de pacientes e serviços de saúde. A Qlik Sense manteve seu atendimento 24h para dar suporte a seus desenvolvedores e usuários, a plataforma também desenvolveu um Dashboard sobre o Covid para o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças(ECDC), além de anunciar um evento mundial aberto e gratuito voltado para soluções de BI, a ser realizado nos dias 24 e 25 de junho. Apesar do Google Studio não ter desenvolvido relatório próprios sobre a doença, diversos painéis foram disponibilizados publicamente por usuários do Brasil e do mundo.

Seja durante uma doença viral, na gestão de dados públicos ou no controle de uma empresa, o uso da ciência de dados através do BI possibilita melhor visualização das informações trazendo mais propriedade e confiabilidade na tomada de decisão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s