Sem dados não há planejamento ou decisões assertivas de negócio

Empresa tem soluções digitais para amenizar impacto negativo nos negócios nesses tempos de pandemia

por Roberto Márcio

O cenário atual é volátil e as empresas começaram um processo de transição em tempos de pandemia do coronavírus. Segundo a consultoria Accenture, 75% delas foram atingidas pela desaceleração econômica do país, mas isto não quer dizer que não seja possível mitigar as consequências para seu negócio, já que é possível trabalhar com dados e boa governança para superar o momento econômico delicado. 

É fundamental que sejam criados gabinetes de gestão de crise munidos de recursos digitais que os capacitem a sair de momentos adversos da melhor forma possível. 

Para lidar com essa situação de risco sem precedentes, sem tamanho e alcance, acarretada pela Covid-19, que tem como elementos centrais o isolamento e o trabalho remoto, a saída é adotar uma metodologia de trabalho que alcance os resultados estimados antes da eclosão da pandemia. Sendo assim, de acordo com a empresa americana Avaya Holding Corp., a responsabilidade pela transformação digital nos negócios abrangem três equipes distintas: gestão de crise, transformação digital e crescimento.

Portanto, a partir do momento em que governos e prefeituras adotaram o isolamento social, o planejamento de investimentos anteriormente planejados imaginando um cenário de crescimento para os próximos anos precisaram ser revisados. Com muitas empresas de portas fechadas, tornou-se quase que impossível fechar bons contratos, o que trouxe pessimismo e desemprego. 

Daí, surgiu uma questão inevitável: como gerir uma crise nos tempos atuais e, ao mesmo tempo, ter maior eficiência para ter lucros? A resposta está no uso correto de dados assertivos para, por exemplo, ter resultados efetivos de vendas.

O cenário atual obriga as empresas de médio e grande porte a realinhar seu planejamento estratégico. Para isso, tornou-se pertinente, mais do que nunca, a utilização de uma gestão eficiente voltada ao mundo digital. 

O marketing digital, portanto, é a saída para que seu produto esteja em alta nos sites analíticos que colocam seu negócio em evidência. É uma ferramenta usual que pode contribuir para que os managers encontrem soluções para ir contra a tendência de desaquecimento econômico. 

Tudo isso com uma metodologia eficiente diante de uma gestão de uma crise em que todos contam os dias para acabar, sem saber,. no entanto, quando isto terá um fim, 

Aliada à gestão de crise, a prática de uma inteligência corporativa aponta para o norte a necessidade de antecipar às tendências para conquistar a maior fatia possível do mercado, gerando uma boa imagem e, principalmente, dando a oportunidade de manutenção dos seus colaboradores nesse período difícil em que o país atravessa.

O uso de ferramentas eficientes para vencer no momento em que a crise atinge em cheio a todos, sem distinção, torna-se imperativo. 

A Info4 possui o expertise em ser colaborativa com a gestão de uma empresa, atuando em diferentes setores, auxiliando e municiando o planejamento estratégico visando o sucesso. 

Em tempos de inteligência de mercado, aliar a humanização presente nela com os recursos tecnológicos (em especial o e-commerce, em alta nos dias de hoje), torna-se central para que os resultados sejam positivos com um plano de ação competente e moderno.

5 DICAS IMPORTANTES PARA SEU NEGÓCIO EVOLUIR COM NOSSOS RECURSOS NESSE PERÍODO DIFÍCIL:

1) Dados intercalados com a gestão de crise: Através de um eficiente monitoramento do que sai na mídia, é possível construir uma estratégia eficiente que vá de encontro com o sucesso de seu produto.

2) Utilizar o marketing digital e todas as suas ferramentas podem impulsionar seu negócio e amenizar os impactos financeiros sofridos.

3) Porque ser digital é para vencer a crise: Sem dados pesquisados e rastreados no mundo digital, não há como uma gestão de crise ser eficiente. E como um piloto voar às cegas, sem ao menos uma bússola para orientar seu destino. Portanto, hoje em dia contar com ferramentas modernas pode ser o diferencial precioso para uma empresa voltar a ter um resultado efetivo em vendas.

4) Como a inteligência de mercado pode ser útil? Tornar seu negócio planejado com previsibilidade, dá uma sensação de segurança ao mercado. Portanto, a inteligência de mercado busca informações preciosas sobre como direcionar seu negócio e não ser pego de surpresa quando um concorrente lança seu produto que ocupará uma fatia importante do mercado, que deveria ser eu. Sendo assim, antecipar a uma tendência pode significar uma vitória incontestável nesse campo de batalha chamado mercado.

5) Compromisso com a gestão de crise e com o RH do cliente: Segundo Taiana Jung, Gestora Técnica da Logos Consultoria, a área de Recursos Humanos é peça-chave na construção não apenas do planejamento, como também a execução de um plano de ação e da estratégia através da disseminação de uma cultura de previsibilidade para seu negócio dar certo.

A Info4 tem as ferramentas digitais para colaborar no sucesso de seu negócio.