Vendas no E-Commerce x Inteligência Competitiva

Por Daniele Coelho

Apesar do aumento significativo no número de reclamações no primeiro trimestre de 2020 – segundo o Procon-SP – as compras pela internet, devido a pandemia do coronavírus, vão marcar uma virada definitiva do varejo eletrônico brasileiro.

O fechamento das lojas físicas e o isolamento sucessivamente estendido contribuíram para o aumento das vendas pelo canal eletrônico, através de site ou aplicativos. 

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que os brasileiros aumentaram suas compras online, passaram a usar meios digitais de pagamentos e devem continuar com esses hábitos de compra e consumo no pós-pandemia.

Diante disso, os lojistas precisam estar atentos às preferências de compras, ao perfil e principalmente a satisfação do consumidor. Mas não é o que acontece. As principais queixas são relacionadas a demora ou não entrega do produto e cobrança indevida ou abusiva. 

Os casos apresentaram uma alta muito expressiva, o que revela que os fornecedores não se prepararam para um pós-venda adequado. Todo o ano de 2016 foram mais de 37 mil atendimentos; 2017, mais de 39 mil; 2018, mais de 41 mil e 2019, mais de 78 mil. 

Ou seja, o dado do primeiro trimestre de 2020 (35.789) já soma quase a metade de todo o ano em que houve mais registros.

https://www.procon.sp.gov.br/vendas-online-reclamacoes-aumentam-mais-de-100/

Neste caso uma pesquisa de satisfação com o consumidor e ficar atento às movimentações da concorrência é essencial.

Muitas ferramentas de Business Intelligence contemplam recursos de análises que permitem previsões rápidas e com elevado grau de precisão a partir dos dados históricos. Uma empresa ser capaz de se antecipar às tendências de mercado é essencial para manter a flexibilidade, a agilidade organizacional e prever movimentos da concorrência.

Além disso, os históricos armazenados e devidamente organizados devem ser aproveitados para antever eventos futuros, com o intuito de garantir um planejamento estratégico eficaz.

A INFO4 possui diversas soluções para o varejo com base na análise de dados de mercado, comparativos, concorrência e outras fontes estruturadas ou não estruturadas para entregar insights para seus clientes.