Como a Comunicação Assertiva pode melhorar os negócios

Empresas precisam dela para conquistar novos mercados

Por Roberto Márcio

O cenário que foi instaurada pela pandemia da Covid-19 é de crise. Portanto, nesse momento de caos, por conta de informações vindas de muitos lados, uma comunicação eficiente e assertiva tornou-se imperativa para potencializar a compreensão e minimizar os desentendimentos. 

A tecnologia é, provavelmente, a parceira mais eficaz para ajudar na compreensão da frase já batida “Novo Normal” – que descreve o novo rumo tomado pela sociedade nesses tempos difíceis. É nela que vai encontrar as respostas para pesquisas e escolher o melhor direcionamento do canal de comunicação com o público. No mercado de marketing, muito se fala sobre estratégia de comunicação para encontrar soluções que impulsionam os produtos.

Um dos seus focos, em qualquer empresa, deve ser avaliar qual é a melhor estratégia de comunicação para divulgar seus produtos ou serviços, por exemplo. Tudo isso precisa se encaixar em um contexto de mercado, econômico. Esse é um passo que vem após a definição do público e do conhecimento sobre os canais de comunicação nos quais se encontra. 

Estratégia de comunicação é o plano pelo qual uma empresa, seus produtos ou serviços são divulgados para o público externo (clientes) ou interno (funcionários). Em outras palavras, é toda e qualquer comunicação produzida pela própria empresa e de acordo com seu planejamento estratégico empresarial.

Estratégia, antes de tudo, é sobre o caminho a ser percorrido e sobre o que deve ser feito.  É um plano que ajuda uma empresa a se relacionar com seus públicos de interesse e divulgar o que tem para oferecer.

Enquanto isso, comunicação é a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor. Bilhões de pessoas postam diariamente seus gostos, desgostos e tudo aquilo que está ligado ao relacionamento humano.  É um material incrivelmente enorme que passou a ser estudado por diferentes ramos da comunicação, desde o marketing digital aos extratores de dados. 

A tecnologia trouxe a proximidade das pessoas, revolucionou a relação entre diferentes setores da sociedade e impulsionou o capitalismo de tal forma que negócios são fechados instantâneamente sem a necessidade da presença física. 

A automação da comunicação pode ser um bom aliado para não apenas potencializar a melhoria nos negócios, na busca de excelência quando o assunto é escolher uma boa ferramenta para transformar a comunicação em uma força efetiva na empresa. 

Bons exemplos não faltam. Hoje, um Chabots para whatsapp é capaz de revolucionar o relacionamento entre marcas e pessoas. As empresas facilitam o atendimento, exploram o pós-venda, criam ações de marketing. 

Se a comunicação assertiva é considerada uma habilidade indispensável, devido à valorização da diversidade e à flexibilização da lógica departamental, por outro é essencial para um bom planejamento estratégico para a evolução do trabalho na rede. 

Sete dicas para uma Comunicação Assertiva:

  • Aprenda a entender o outro – Cada vez mais pessoas se queixam de tudo e de todos. Ter uma boa audição e entender a sua reclamação faz toda a diferença. 
  • Tenha embasamento – É preciso entender não apenas como se dá a automação, mas os aspectos filosóficos para elaborar uma comunicação eficiente e direta.
  • Aprenda a ouvir na essência – É se dispôs a ser neutro em um processo, compreendendo no fundo todos os mecanismos que cercam a comunicação.
  • Seja um bom intermediador – O comunicador está entre o cliente e quem a mensagem vai dirigir. Portanto, saber como redigir e entender todo o processo é essencial.
  • Atenção à sua fala – O que você diz pode ser o reflexo do que pensa a empresa ou a si próprio. Por isso, manejo no discurso é algo saudável.
  • Busque a evolução contínua – Estudar, estudar e estudar. Assim como a tecnologia, a comunicação vai a reboque da evolução. O tempo passa e se o profissional não se atualiza, corre o risco de perder o bonde da história. 
  • Acerte o momento – O timing para elaborar uma boa estratégia voltada para a comunicação assertiva de sua empresa é essencial para obter bons resultados.

O manejo da comunicação como ferramenta para impulsionar os negócios

Como uma empresa pode se beneficiar da comunicação assertiva e estabelecer uma ponte com outras ferramentas? Quando é convincente e atenta às necessidades do público-alvo, a estratégia de comunicação ajuda a melhorar a imagem do negócio, além de impulsionar seu crescimento e de investir na diferenciação da concorrência.

Quando isso não acontece, posso dizer que é o mesmo que tempo e dinheiro perdido. Com isso, existe uma resposta clara: de uma plataforma fundamental e segmentada que levará o público a sua mensagem mais assertiva possível. E não apenas isso: Se seu negócio pretende produzir um modelo de estratégia para atuar no mercado, ela pode trabalhar lado a lado com o marketing digital, por exemplo.

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”. William Edwards Deming, famoso consultor e professor americano.

Ao colocar um produto no mercado, necessariamente vai precisar de uma comunicação que aponta para a conquista de mentes e corações do público. Sem isso, a sua publicidade se torna fraca, quando às vezes confusa para quem a absorve. Portanto, você precisa entregar a mensagem que a sua empresa deseja passar e chegar até as pessoas certas sem perder a relevância.