KPIs para uma campanha digital em tempos de pandemia: qual é a melhor para seu negócio?

por Roberto Márcio

Com a crise gerada pela pandemia, muitas empresas tiveram que se adaptar para o virtual, acelerando o processo de transformação digital. E por que não recorrer as maravilhas da tecnologia para ajustar seu negócio para crescer em meio a crise que se instalou? Uma boa sugestão para impulsionar as vendas é o marketing digital, que conta com as KPIs como solução para melhorar e identificar pontos relevantes s serem trabalhados. 

Antes de tudo, é importante entender o que são as KPIs: o termo significa “Key Performance Indicator”, em sua tradução livre “indicador-chave de desempenho”, ou melhor é um indicador de desempenho, se refere a uma métrica específica usada como linha de base para medir um resultado. Num mundo onde a internet oferece uma infinidade de dados e informações, qual a que mais se ajusta a sua demanda? 

Essa é aquela pergunta que é feita por 10 entre 10 CEOs quando buscam as maravilhas da tecnologia para agilizar seus negócios. E o mundo mudou desde que vários países adotaram o isolamento social. Há mais de um mês, o Brasil vive um cenário que ninguém conseguiria prever. Muitas pessoas passaram a trabalhar de casa, famílias deixaram de se reunir para o almoço de domingo, festas foram canceladas, o trânsito característico das capitais ficou menos intenso e o comércio teve de se reinventar para sobreviver à crise causada pela Covid-19. Assim como na vida, os negócios também sofrem o impacto da transformação.

Neste cenário, é evidente que o e-commerce teve um crescimento significativo. Segundo o IBGE, o segmento foi responsável por 5% das vendas feitas no Brasil em 2019. Desde o início da quarentena, a ascensão do comércio eletrônico se mostrou semelhante à da Black Friday, de acordo com a Linx. 

Graças à migração acelerada do varejo para o mundo online e os novos hábitos de consumo, a expectativa da empresa é que essa participação atinja os 10% das transações do varejo até o final de 2020.  Por isso, antes de qualquer coisa, você precisará estabelecer qual área do seu negócio ou meta precisa priorizar, para escolher os indicadores que serão mais eficazes ao informar se sua estratégia está seguindo o caminho certo.

Você deve executar suas ações, depois analisar suas metas, descobrir pontos falhos da estratégia, para, em seguida, analisar como resolver essa questão. Por meio dos KPIs, é possível quantificar, através de dados consistentes, o desempenho de uma estratégia. Tudo isso é um trabalho de inteligência corporativa, que contribui em um momento delicado da economia global.

Medir os resultados e suas consequências para a gestão no tempo atual

Uma das maiores vantagens de se fazer marketing digital é que na esfera da web tudo é mensurável. Seja qual for a estratégia escolhida, há uma grande quantidade de dados que pode ser recolhida, analisada e utilizada para realizar ajustes e melhorar os resultados de um negócio. Partindo dessa premissa, as KPIs oferecem a solução adequada para aquilo que se busca. 

Ao todo, são sete as KPIs, com suas variações e objetivos. Inevitavelmente, a pergunta que se faz é qual delas se encaixa no perfil de sua empresa. E um deles precisa ser relevante para o seu objetivo. Se você quer mais visitantes no seu blog, acompanhar o preço médio das compras do seu cliente dentro do e-commerce não é interessante (não agora, pelo menos).

Os KPIs são intrinsecamente ligados aos objetivos por um motivo muito simples: são eles que medem a performance de cada um dos objetivos.  Saiba que indicadores errados mostram performances erradas. Assim, você pode ter a impressão de que está indo muito bem, mas na verdade não está — e vice-versa. E hoje, mais do que nunca, buscar um resultado prático que lhe traga as respostas às demandas que cada vez mais ágeis e eficientes.

Resumidamente as  7 KPIs do Marketing Digital:

  1. ROI (Return on investment)Roi é a métrica que mensura o retorno sobre o investimento em publicidade
  1. Taxa de crescimento anual (Yoy Growth) Se baseia na taxa de crescimento anual, sendo dividida em duas. A partir disso, é possível entender toda a movimentação do negócio excluindo a variação dos fatores sazonais causam. Contribui, também, para analisar as tendências de longo prazo.
  1. Lifetime Value (LTV) É a métrica que determina qual o valor do cliente para a empresa. 
  1. Valor Médio ou Ticket Médio É um dado importante para avaliar o desempenho da empresa. É a média de compra de cada cliente em seu negócio.
  1. Taxa de Conversão A taxa de conversão é a proporção de conversões geradas pelo número de acessos que o seu site recebeu. 
  1. Custo por Aquisição (CPA) – É um claro indicador de performance, por isso saber analisá-lo e otimizá-lo, pode fazer toda diferença entre obter um cenário de lucro ou prejuízo.
  2. Taxa de Abandono de Carrinho – É uma métrica que merece atenção especial, pois de forma geral, se o cliente chegou até o carrinho de compra, significa que ele estava com interessando em adquirir um determinado produto. Portanto, essa movimentação é acompanhada de perto porque pode revelar dificuldades do consumidor em concluir uma compra.

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