Como o web crawling e a pesquisa de preços podem alavancar o seu negócio

por Roberto Marcio e Guilherme Ternis

Hoje eu vou abordar um tema importantíssimo para quem deseja melhorar seus lucros se orientando a partir de dados extraídos facilmente da internet. A Web Crawler é um instrumento que merece toda a sua atenção para incrementar seu negócio em uma ocasião de pandemia do coronavírus, que fez com que milhares de pessoas se dirijam ao mundo virtual para fazer de tudo um pouco, entre eles comprar e vender.

Ferramenta intrínseca do marketing digital, o Web Crawler ou bot, é um algoritmo utilizado para analisar o código de um site em busca de informações. A partir disso, se constrói um modelo para gerar insights ou classificar os dados buscados. Consiste, portanto, em extrair os dados das páginas de acordo com a classificação que interessa na pesquisa. Oferta ao indivíduo a possibilidade de enriquecer ainda mais um plano estratégico de desenvolvimento no marketing digital que auxilia outras áreas, tais como a inteligência comercial e competitiva.

Mas afinal, o que a  Web Crawler pode impactar de verdade na sua estratégia digital? 

Claro que sim. A resposta é encontrada da forma de como se vai atrás de dados para formular o seu plano de ação, sua simplicidade e eficiência. Ir atrás dos dados em sites como o Google, blogs e o Bing, por exemplo, fornecem elementos para melhorar a sua estratégia se faz necessário. Esse recurso, convém lembrar, serve de ponte para a promoção de negócios, e seu uso independe do tamanho de sua empresa. 

No entanto, nem tudo é fácil na tarefa de coletar os dados: . O desafio é extrair as informações da forma mais limpa possível, para gerar menos trabalho no tratamento de dados.

Dito tudo isso nos parágrafos acima, a próxima etapa passa a ser a mais interessante na compreensão de como a Web Crawler pode ser mais atraente do que nunca: com seus recursos, é possível monitorar o preço da concorrência e seu impacto no negócio. A pesquisa realizada a partir do algoritmo fornece os elementos precificados e como isso mexe com seu dia-a-dia na empresa. Sempre virá na cabeça se o valor praticado apenas satisfaz (ou não) seus dividendos apenas. Ou o que aproxima ou afasta os clientes de seus produtos, já que muitas vezes preços baixos são uma condição de vendas expressivas.

Como funciona seu sistema e entenda como se encaixa em seu perfil

Tecnicamente falando da Web Crawler, existem extratores pagos e não pagos, alguns são extensões de navegadores (como do dataminer.io, por exemplo), outros rodam na Web em servidores de terceiro ( temos o import.io) e há ainda aqueles que precisam ser instalados na máquina do usuário por serem mais complexos (temos o Octoparse).

Além disso, é importante ressaltar que a possibilidade de se desenvolver o próprio extrator em Python ou Java por exemplo, ou usar ferramentas de BI para a extração (O Power BI é mais otimizado pra isso).

Além do tempo a localização é importante, pois grandes portais variam seus preços baseados na posição geográfica do cliente, então acrescentar um serviço de VPN (Proxy) pode permitir uma visão regionalizada e a identificação de locais com maior oportunidade de negócios. 

Dando um breve exemplo, ao monitorar os sites automotivos, a Info4 pode mapear todos os elementos que compõem a precificação dos carros (preço à vista, taxa, número de parcelas, valor da parcela, descontos especiais, quantidade ofertada e etc).

Em diversas regiões do país, a partir da limpeza e estruturação dos relatórios, descobrimos não só quanto os veículos custam, mas também quais carros são oferecidos para cada localidade, entendemos o comportamento dos concorrentes, o que eles pretendem vender, por quanto querem vender e onde querem fazê-lo.