Como mensurar os efeitos das Fake News e virar o jogo !

Por Roberto Marcio

O termo Fake News segue em alta. Mas há uma luz no fim do túnel para reverter essa dor de cabeça: o marketing digital dispõe de ferramentas para combater e identificar se sua empresa é alvo dessa prática maligna, apurar o que está sendo dito e, certamente, reverter o resultado deste jogo com as peças certas.

A disseminação de boatos sensacionalistas e conceitos errôneos têm levado pessoas e corporações a terem prejuízos, muitas vezes incalculáveis que tornam a vida econômica impactada negativamente pelas famigeradas Fake News. Historicamente, essa prática perversa existe há tempos, remonta a história da sociedade quando começava a formar, principalmente, a sua estrutura política. Afinal, na luta pelo poder, vale tudo. Com a internet, porém, houve uma explosão de informações falsas que trouxeram prejuízos a vários setores da economia. 

Se por um lado uma boa estratégia de marketing aumenta o seu alcance, por outro informações falsas podem criar um problema sério à sua imagem. A difusão das redes sociais contribuiu em muito para a expansão das Fake News. Como as pessoas utilizam os canais online para promover suas próprias crenças, também há empresas que querem envolver os clientes e construir um relacionamento de confiança, pondo o melhor no mercado para vender nesses tempos de pandemia. 

A luz no fim do túnel que se referiu no primeiro parágrafo está nas boas decisões. O marketing digital tem condições de contrapor a essa máquina produtora de notícias falsas. Aliás, não apenas neste caso, mas quando ocorre um problema mais sério com seu produto e as críticas são engajadas por um número considerável das pessoas. É preciso entender que sites como Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram aumentaram a difusão de notícias, visto que grande parte da população tem acesso a informações somente através dessas plataformas. É dali que as ferramentas são usadas para descobrir o que se fala sobre seu produto e como pode se criar mecanismos para melhorar suas vendas.

No marketing digital, o desempenho de todas as campanhas executadas – desde SEO e marketing de conteúdo até mídias sociais e anúncios de pesquisa paga – são mensuráveis dentro daquilo que foi planejado para a empresa. Com Big Data, os dados colhidos através de um monitoramento fornece os dados necessários para uma análise criteriosa sobre a imagem do seu negócio. Surgem aí perguntas como “por que meu produto tem mais críticas do que elogios”?, “ por que uma ´Fake News ou falha em alguma etapa do que produzo fez minhas vendas serem reduzidas?”. Ou então o que provocou, com notícias falsas ou ataques à marca, podem afetar a visibilidade e a classificação da pesquisa de determinada marca no Google. Em síntese, ela analisa  e lhe dá o caminho para reverter a tendência negativa em bons resultados para a sua corporação. 

Outra ferramenta importante para fazer frente ao Fake News é o marketing de conteúdo, já que é focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca. Com ele, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto. Uma das formas de superar uma fase ruim após ataques à sua marca é produzir um conteúdo de alta qualidade sobre seus produtos, de preferência começando pelo blog e distribuindo para as redes sociais para melhorar sua imagem.

Com um bom uso do marketing de conteúdo, é importante trabalhar com outros recursos disponíveis para melhorar a imagem de seu negócio. O SEO é uma delas. Interligados, as duas ferramentas  influenciam diretamente nos resultados das estratégias para ampliar o alcance do site no mundo virtual. Ou seja, ainda que seu negócio seja impactado por notícias falsas ou negativas, a adoção de um plano de trabalho é capaz de reverter a situação, trazendo uma melhora na imagem que vai gerar bons resultados.

Não há como evitar a Fake News, infelizmente. A prática criminosa seguirá mesmo com as leis duras aprovadas pelo Congresso Nacional, já que seus praticantes tentam burlar as leis com o uso da tecnologia. Porém, é possível minimizar seu impacto negativo à imagem da pessoa ou empresa.

E o marketing digital está nesse jogo, cria alternativas para que seu negócio reverta esse jogo perverso que mostra seu lado de covardia, mas ao mesmo tempo impõe desafios para aqueles que trabalham com a imagem de alguém ou instituição. Ou então quando seu produto é atacado pelas redes. De um jeito ou de outro, há uma solução para que se tome boas decisões.