Comunicação impactada com a IA pode impulsionar a inteligência de dados das empresas?

Por Roberto Marcio

Podemos correlacionar inteligência de dados e robôs de monitoramento de redes sociais com a inteligência artificial e a comunicação/ jornalismo? Sim, as áreas se entrelaçam em uma cadeira produtiva que pode ajudar nos negócios das empresas. Contudo, é preciso compreender como tudo isso se dá para comprovar o efeito positivo que vem causando em praticamente todas as áreas da comunicação, uma revolução que não encontra par neste século 21. A boa notícia é que os processos já estão em andamento.

Notícias vindas do exterior dão conta do quanto a IA impacta na comunicação como um todo, mas num primeiro momento vamos nos ater ao jornalismo. A Bloomberg publicou uma notícia de que a JX Press demitiu os repórteres da startup e os substituiu por algoritmo que compatibiliza informações de redes sociais e IA. O resultado disso pode ser medido por um de seus sucessos na hora de noticiar a morte de Kim Jong-Nam, irmão do do Presidente da Coreia do Norte, Kim Jon-Un, 30 minutos antes dos concorrentes divulgarem o acontecido ao mundo. Como foi possível isso? o robot analisa textos, fotos e pontuação para buscar notícias e é capaz de garantir 99% de certeza com relação a veracidade das informações. Em questão de minutos, o software buscou a informação, compactou em uma notícia e subiu para o público. 

No parágrafo acima, descrevemos apenas parte do impacto da IA e seus recursos em um setor importante da sociedade. Vimos um exemplo da velocidade com que a informação é produzida, baseada naquilo que pescou no mundo virtual. Mas como uma empresa pode se beneficiar desse processo? Se você é um CEO de uma grande rede varejista, é possível que tenha acesso a esses recursos para descobrir, por exemplo, a repercussão de um anúncio num veículo de comunicação, o que falam nas redes sociais sobre ele e as consequências do bom (ou ruim) trabalho de marketing em seus produtos. A IA obtém o conteúdo para ser analisado. Os dados são tão importantes que hoje trazem consequências até mesmo para o jornalismo, influenciando na elaboração de uma pauta. 

A obtenção de dados confiáveis e rápidos já muda a forma de como as empresas trabalham seu marketing digital. A inteligência de dados ganha, por exemplo, uma importância central porque pode dar a direção para o sucesso do seu negócio graças ao que consegue absorver de informação na rede virtual, “lendo” os milhares de jornais online em tempo real e interpretando as redes sociais. Só que o papel humano nesse contexto atual é fundamental para todo o processo andar, sendo o jornalista peça importante, até porque o olhar humano e sua crítica sobre determinada cobertura faz toda a diferença. Profissionais de jornalismo, cada vez mais, precisarão se reinventar e manter-se atualizados sobre as ferramentas de IA disponíveis. Para as empresas, a elaboração de estratégias inteligentes com o uso de IA e seus recursos será fundamental para o sucesso.