Importância e vantagens de uma solução de inteligência competitiva para seu negócio

Por Roberto Marcio

No contexto da sociedade atual, em que a competitividade aumenta a cada dia por conta de mudanças no comportamento do consumidor, das tecnologias de automação e da expansão da inclusão digital, é imprescindível que os profissionais se mantenham atualizados a respeito das novas tendências de mercado. 

A sobrevivência de uma empresa depende muitas vezes das decisões tomadas pelo seu grupo gestor. A pandemia trouxe mudanças significativas que vão bem além de uma reorganização administrativa. Como sugestão para driblar esses tempos difíceis, o  uso da inteligência competitiva pode, por exemplo, transformar dados e informação em planos, estratégias e ações para a sua empresa vender mais. 

De acordo com o estudo sobre os impactos da Covid-19 nas empresas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pandemia provocou o fechamento de 522,7 mil empresas, o que representa 39,4% de um total de 1,3 milhão que encerraram suas atividades na primeira quinzena de junho. Os setores mais atingidos foram: serviços, com 258,5 mil (49,5%); comércio, com 192 mil (36,7%); construção, com 38,4 mil (7,4%); e indústria, com 33,7 mil (6,4%). 

Empresas que atuam em alguns destes setores estão lidando com os impactos do atual cenário, usando soluções criativas e inovadoras para se manterem ativas e competitivas. Precisam ter perspectiva de crescimento e mentalidade aberta para as constantes inovações. Caso contrário, insistir em metodologias obsoletas pode levá-las a não sobreviver em um panorama tão acirrado. 

Empresas que visam alcançar e se manter em um patamar de sucesso precisam incorporar a inteligência competitiva à sua cultura organizacional, melhorar seu posicionamento no mercado, gerar lucros e manter-se vivas nesse difícil momento histórico em que vivemos. Podemos afirmar que inteligência competitiva consiste em diversas técnicas e metodologias para captar dados e utilizá-los sobre determinados aspectos, como: tendências de comportamento do consumidor, estratégias da concorrência, vendas, perfil do público-alvo e um raio-x do mercado de uma forma geral.

É preciso garantir que a informação adquirida seja relevante, tenha qualidade e aponte as direções que o negócio precisa tomar para se antecipar aos acontecimentos do mercado.

Muitas vezes, posicionar-se para se destacar da concorrência exige uma abordagem sutil. Por isso, listamos aqui, algumas vantagens no uso de soluções de inteligência competitiva, que independem do tamanho do seu negócio:

  • Antecipar movimentos dos concorrentes.
  • Identificar oportunidades e ameaças.
  • Formular o planejamento em cima de conhecimento relevante
  • Aprender com os erros, acertos e movimentos dos concorrentes.
  • Ter claro entendimento dos impactos que as nossas ações estratégicas terão sobre os nossos concorrentes e no mercado.
  • Sempre rever e realinhar o rumo da nossa estratégia buscando garantir meios para uma maior sustentabilidade do nosso negócio.
%d blogueiros gostam disto: