Uma boa comunicação para incrementar as vendas na Black Friday

Por Roberto Marcio

Ok, estamos diante da Black Friday mais digital da história. Impulsionada pela migração do físico para o virtual, em virtude também da pandemia do coronavírus, a importante data para a economia brasileira precisa de uma boa comunicação para que as vendas ocorram dentro do planejado e as empresas sabem muito bem que ter uma estratégia poderosa baseada no diálogo com o consumidor é vital para atingir seus objetivos comerciais, além do fortalecimento da marca. Claro, sem esquecer dos recursos tecnológicos como o whatsapp e a IA Chabot.

Com o consumidor mais online do que nunca, a comunicação entre marcas e clientes passa a valer ouro. Entretanto, muitas empresas optam por enviar mensagens de whatsapp prontas aos clientes, sem saber que cuidar da qualidade dessa comunicação é crucial para evitar o bloqueio de seu número pelo consumidor. O importante é ter uma atenção especial quanto à comunicabilidade para impulsionar as vendas. 




Quando a interação com a marca não está sendo relevante no canal o consumidor irá ou bloquear a marca ou notificar como spam. Sendo assim, o que fazer para evitar esse dissabor, é fundamental observar a quantidade de consumidores que bloqueiam determinada marca é chamada de ” block rate” e impacta a qualidade do seu canal. 

Utilização de recursos tecnológicos melhoram a comunicação com clientes

O uso do whatsapp para criar uma linha de comunicação assertiva com o cliente é excelente. A comunicação, por outro lado, tem também outros recursos que podem ajudar no contato com consumidores. O SAC, famoso departamento que recebe reclamações, não é o único canal que pode trazer dados valiosos para que influencie nos produtos e nas vendas.  

Os profissionais de marketing identificam automaticamente as dúvidas dos usuários e respondem instantaneamente as perguntas mais frequentes. Os IA Chatbots melhoram a experiência do cliente e economizam tempo, respondendo rapidamente a grandes volumes de consultas. Além disso, a tecnologia fornece um escalonamento perfeito para os agentes de atendimento com todo o contexto da consulta, aumentando a satisfação do usuário e a produtividade do atendente.

Hoje, mais do que nunca, os consumidores estão online e esperam que as marcas também estejam lá respondendo às suas perguntas e fornecendo feedback sem demora. Para atender às expectativas dos clientes, as empresas estão recorrendo aos chatbots de IA de conversação para ajudá-los a sinalizar instantaneamente dúvidas e responder as perguntas mais frequentes imediatamente para que seus agentes possam se concentrar em conversas mais complexas e personalizadas.

A comunicação segue sendo a maior aliada nos negócios virtuais. Para aprimorar essa experiência, a tecnologia se torna uma forte aliada, possibilitando a criação de espaços para um engajamento seguro, O uso de dados, por exemplo, permite consultar qualquer informação em tempo real, principalmente dependendo do público que pretende atingir. 

Dicas para melhorar a eficácia de uma boa comunicação com o cliente:

Para que as empresas tenham mais eficácia no contato com o cliente,principalmente via whatsapp, a especialista Marcia Asano, COO da Wavy Global, separou algumas dicas. Confira:

1. Confira se os telefones são válidos:

A falta de efetividade no contato com o cliente começa no envio para números corretos. Antes de iniciar o envio, é importante uma conferência minuciosa para entender se todos os telefones ainda são válidos e pertencem a aquele determinado cliente.

2. Higienize sua base e mantenha atualizada:

Após entender se os contatos que possui ainda são válidos e que você vai atingir a pessoa certa, faça uma limpeza na sua base e a mantenha sempre atualizada. Isso vai fazer com que a comunicação seja assertiva em todas as épocas do ano.

3. Não envie mensagens em excesso e seja relevante:

Se comunicar com o cliente requer um cuidado extra na quantidade de mensagens que enviamos. Cada uma delas deve ser curta, assertiva e passar os recados que precisam chegar até o cliente, sem que ele fique recebendo uma enxurrada delas. Para evitar virar spam e levar um bloqueio do cliente, a mensagem precisa, fundamentalmente, possuir um conteúdo relevante.

4. Conhecimento do cliente & consentimento dele:

Entender os hábitos de consumo dos clientes é importante para saber qual tipo de mensagem é relevante para ele. Além disso, é preciso atender com qualidade, evitando erros gramaticais e respeitando as políticas do Whatsapp Business API. Também é importante a coleta da confirmação do cliente, conhecido por opt-in, para garantir que ele quer receber determinado conteúdo e está de acordo em seguir a interação com a sua marca dentro do Whatsapp.

5. Tenha um parceiro estratégico para te ajudar:

A Black Friday começa muito antes da última sexta-feira de novembro. É importante que as empresas comecem a se preparar com antecedência, para conseguir atender a sua demanda de forma assertiva. Por isso, contar com parceiros estratégicos que ajudam na comunicação com o cliente pode ser um primeiro passo importante, sobretudo se você deixou para a última hora.

Saiba mais: https://www.mediapost.com.br/blog/boa-comunicacao-com-seu-cliente/ https://www.abcdacomunicacao.com.br/como-impulsionar-as-vendas-durante-a-black-friday-utilizando-omnichannel/ 

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