Como o Instagram está se tornando a plataforma mais popular da rede. E o que você pode ganhar com isso!

Por Roberto Marcio

Os números não mentem. Só no Brasil, são 91 milhões de pessoas que utilizam o Instagram, segundo o último dado de junho de 2020. E com mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias, está cada vez mais raro encontrar um e-commerce que já não seja adepto do Instagram para empresas. Atualmente um em cada três stories visualizados são de empresas e atualmente existem 25 milhões de empresas na plataforma, que começou ingenuamente para as pessoas postarem imagens de suas vidas e se transformou num sucesso para quem quer vender e comprar. Por isso, você só tem a ganhar se utilizar como uma ferramenta para fazer negócios.

Um famoso jornal decidiu abandonar a postagem de suas reportagens e optou por utilizar o Instagram para a divulgação de notícias. Isso é uma pequena fração de muitos gestores que sugerem o uso da ferramenta como uma estratégia assertiva e escalável. Só no Brasil, são 91 milhões de pessoas que utilizam o canal, segundo o último dado de junho de 2020. E com mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias, torna-se uma ferramenta cobiçada pelo marketing digital para ser explorado com técnicas associadas a multicanais, proporcionando uma vitrine absolutamente eficaz para comprar ou vender. 




E o que dizer do Instagram Business? Um incremento e tanto para seus negócios

No Brasil, o Instagram aparece como o terceiro lugar com 77 milhões de usuários ativos no aplicativo. Com esses números, a rede hoje se tornou indispensável para o acesso ao público, segundo dados divulgados pelo Istagram, 25% de suas contas são comerciais e um terço das histórias mais acessadas são de empresas. Falando do público final, 60% dos usuários afirmam conhecer novas marcas através da plataforma.

Mas afinal, o que é o Instagram Business? E a ferramenta do Instagram dedicada a empresas. Ela permite que negócios que possuem conta na rede social conheçam quem são os seus seguidores e alavanquem resultados. Através dela, mais do que divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio, perfis comerciais têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações.

Um recurso importante do Instagram Business é que suas análises revelam quem são os seguidores da conta (gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam). Sendo assim, você organiza uma coleta de dados que aponta o perfil de indivíduos que podem se tornar potenciais compradores de seus produtos, bastando ter uma estratégia de negócios voltada para um determinado segmento de público. Portanto, se pode alavancar vendas pelo aplicativo, ainda mais próximo de datas como a Black Friday, Monday Cyber e sobretudo o Natal.

A prioridade agora para as organizações é comercializar pensando na melhor experiência para o cliente. Neste Natal, é improvável que eles queiram passar horas examinando lojas físicas. Portanto, as empresas precisarão girar e atender a um público online, garantindo que os consumidores ainda possam descobrir novos produtos e comprá-los com facilidade e simplicidade, sem ter que entrar de fato nos estabelecimentos.

Conta verificada no Instagram. A garantia de segurança ao usuário.

Desde 2018, a plataforma inclui o selo de verificação em contas que são verídicas e de relevância social, o que atribui autenticidade para perfis de figuras públicas, marcas e celebridades, por exemplo. É um fenômeno não apenas no Brasil, mas em outros países, assegurando credibilidade ao seu negócio, uma garantia que o público virtual necessita para evitar compras em sites fraudulentos. É a segurança colocada em primeiro lugar para os usuários.  

Segundo Neil Patel, considerado pelo The Wall Street Journal como influenciador top na web, um exemplo da sua importância seria que, não existindo o selo de verificação, qualquer pessoa poderia criar uma conta nesse momento dizendo que é o Bill Gates e ganhar milhares de seguidores da noite para o dia.

Por este motivo, Larissa Marcelino, Coordenadora de Marketing Digital do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), elaborou cinco dicas para facilitar a verificação da conta: 

• Tenha uma assessoria – A verificação das informações é muito rigorosa, por isso é necessário que as informações sejam verídicas no aplicativo e fora dele. Quanto mais notícias da marca, de forma espontânea em mídias renomadas como blogs, jornais e revistas. O papel da assessoria nesta parte é importante, porque eles são a ponte para que essas notícias sejam vinculadas.

• Mantenha seu perfil completo e organizado – Eles analisam a foto do perfil, se há resposta do público através de curtidas e comentários. Não há quantidade mínima de fotos ou seguidores, mas quanto mais relevante for o perfil é de maior interesse do Instagram analisar a conta para prevenir fraudes. Evite hiperlinks de outras redes na biografia.

• Envolva os seguidores – Ter engajamento com os seguidores é fundamental para o critério de autenticidade e notoriedade da conta, então histórias com interações e enquetes, o compartilhamento das suas informações, os comentários. Publicações regulares e um acompanhamento de SEO, são essenciais.

• Não desista no primeiro não – É muito comum que a primeira tentativa seja negada, mas não desanime! Você pode tentar uma nova verificação após 30 dias. Verifique se não há outras contas tentando se passar pela marca ou instituição. Assim, você evita que a plataforma pense que a sua solicitação é fraudulenta.

• Respeite as regras do Instagram – Respeitar os termos de uso do aplicativo é fundamental. Mas como muita gente não lê as recomendações, fica aqui a dica. Pelas normas é proibido a compra de verificação, além da solicitação por terceiros. Não caia nesse golpe.

Saiba mais: https://neilpatel.com/br/blog/instagram-para-negocios/, https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/07/instagram-lanca-business-tools-para-empresas-oficialmente-veja-o-que-muda.html 

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