Dados confirmam: varejo digital foi o vencedor em 2020

Por Roberto Marcio

Reportagens da mídia hegemônica confirmaram as informações amplamente divulgadas por pesquisas de diferentes órgãos de comunicação social: que 2020 foi o ano do varejo digital. O lucro do setor chegou à casa dos bilhões e deixa um ensinamento sobre como lidar em momentos difíceis como este da pandemia do coronavírus. O mais animador é que a tendência positiva de negócios deve entrar por 2021 com força total, mesmo com o programa de vacinação em massa, que pode estimular a volta dos compradores às lojas físicas.

O Natal digital, para as grandes varejistas, foi o mais lucrativo dos últimos tempos. O medo crescente com a expansão do Covid-19, mais a praticidade de compra e preços competitivos, além é claro de boas estratégias de propaganda ao público online são alguns dos motivos que levaram aos números positivos do comércio virtual, tudo muito bem pensado e estrategicamente aplicado, naturalmente. Tais resultados merecem uma reflexão por parte dos CEO ‘s de empresas não pertencentes ao ramo do varejo, afinal, o que deu certo com eles, em plena contração econômica?

A verdade é que, mesmo antes do Natal e da Black Friday, o mundo dos negócios digitais dava sinais de que a migração do público do físico para o online era uma tendência cada vez mais crescente. Análise realizada pela Visa Consulting & Analytics (VCA), revelou que, em outubro de 2020, as transações online na região da América Latina e Caribe tiveram um crescimento cinco vezes superior ao de transações presenciais, quando comparadas à média de janeiro e fevereiro, o que mostra uma aceleração no uso de pagamentos digitais por parte dos portadores de cartão da região durante a pandemia de Covid-19. 

Em números, a quarentena fez com que o faturamento do varejo digital crescesse 56,8% de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Embora o tíquete médio tenha reduzido de R$ 420,78 para R$ 398,03, o número de transações efetuadas cresceu 65,7%, indo de 63,4 bilhões para 105,6 bilhões nos seis primeiros meses de 2020. Se pegarmos dados mais recentes, o varejo digital brasileiro faturou R$14,1 bilhões entre 15 de novembro e 24 de dezembro, cifra que representa uma variação positiva de 29,9% no comparativo com 2019. Ou seja, aumentou em mais de um quarto suas vendas. 

O que os lucros representam para todos que investiram no negócio online

O movimento realizado no Natal pelo e-commerce apenas atesta o crescimento dos negócios digitais. Antes mesmo das festas de fim do ano outras datas festivas revelavam a maré positiva ao comércio eletrônico. Houve quem melhor definiu eventos como a Black Friday, outro sucesso que engordou os cofres das maiores varejistas no mercado brasileiro: “Este ano, houve um grande avanço no consumo brasileiro de compras online, que foi acelerado pelas restrições para o acesso às lojas físicas desde o início da pandemia. Na Black Friday, esse movimento não foi diferente e pudemos perceber isso com os resultados de expansão do e-commerce durante a data”, afirma Cesar Fukushima, Diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil.

Blogs e círculos de discussão debatem com todo o fervor o que explica o aumento no volume de compras online, sendo que é plausível aceitar a tese de que uma série de fatos desencadeou os bons números no e-commerce. A empresa que apostou no marketing digital e soube fazer seu dever de casa, com as ferramentas certas, conseguiu atravessar bem as turbulências provocadas pela pandemia. O uso da tecnologia para prever eventos (inteligência comercial e de mercado, análise preditiva) tornou-se o orientador para a tomada de decisão. Para 2021, porém, muitos negócios tendem a não apenas se manter como também ampliar os canais de atendimento, marketing e todo tipo de serviço que permita ao consumidor obter a melhor experiência de compras. 

Os números do varejo online representam um bom estímulo para o surgimento de novos trabalhos e produtos escaláveis, lucrativos e inovadores.

Saiba mais:  https://abcomm.org/?gclid=CjwKCAiA25v_BRBNEiwAZb4-ZR1b1RphWwPNmRupXQgjjDyWPWjYaVSaqexyR-CjJtLOWeUn6KJqmBoC4JsQAvD_BwE https://www.gironews.com/varejo-digital/natal-online-61978/ 

%d blogueiros gostam disto: