Manter as vendas online com a vacinação em massa é o novo desafio para as empresas

Por Roberto Marcio

Com a vacinação em massa no Brasil começando em fevereiro, cresce a preocupação das empresas, que se posicionaram favoráveis às vendas online, em terem uma queda assim que as restrições sociais se abrandarem. Será que a demanda reprimida da população fará disparar o consumo em lojas físicas? As opiniões sobre o assunto se dividem. Mas em comum, todos comungam da percepção de que o cliente estará no foco dos negócios, o que obriga as empresas a escolherem as melhores técnicas e estratégias de fidelização. 

Atualmente, existem inúmeras definições do que é experiência do cliente, mas traduzindo de forma objetiva, é a impressão que uma empresa deixa em um cliente. É ele quem decidirá como será seu comportamento para o período pós-pandemia, se realmente vai adquirir seus produtos em lojas físicas ou no comércio online. A maioria esmagadora das empresas – digo as grandes varejistas – utilizam o modelo híbrido, embora as vendas pela internet tenham aumentado em proporções nunca vistas, por conta da pandemia do coronavírus. 

Manter a satisfação dos seus clientes, empresas que investem em experiência do cliente também investem em fidelização, crescimento e até mesmo em marketing. Seja no físico ou virtual, conquistar o público é o objetivo. É o sonho de 10 entre 10 empresários ver seu cliente fidelizado, que seu negócio tenha cumprido, com louvor, o passo a passo do comprador até finalizar a compra do seu objeto de desejo. O marketing, porém, é um capítulo à parte, pois será ele que dará os elementos certos para que seu produto tenha destaque e que a experiência do cliente seja a melhor possível. Já existe até software que, na prática, faz a ponte entre o fornecedor e o consumidor final. As ferramentas digitais baseadas em inteligência competitiva, de mercado e os recursos oferecidos pela Inteligência Artificial pavimentam um caminho para que as empresas garantam boas vendas ao longo de 2021.

Não podemos ignorar o fato de que a vacinação irá provocar um período de euforia nas pessoas. Com menos restrições, a tendência é vermos um aumento nos meios físicos, aumentando a circulação em locais antes restringidos. Neste embalo, é necessário se voltar ao psicológico do cliente e abrir as portas para que ele tenha a melhor experiência possível de compra. 

O que tem sido feito para cativar o cliente e o que pode ser melhorado

O atendimento ao cliente passou a ser o centro do debate sobre o mundo pós-Covid 19. Isso até resultou em várias pesquisas encomendadas por empresas e daremos destaque a Salesforce, que ouviu mais de 7.000 profissionais de atendimento ao cliente em 33 países (sendo 300 no Brasil), a grande maioria (88%) dos profissionais da área afirmou que a pandemia de Covid-19 expôs lacunas na tecnologia e 86% dos respondentes disseram o mesmo sobre os canais de atendimento, num momento em que consumidores passaram a utilizar massivamente os meios virtuais ao invés dos físicos. 

A pesquisa, que está disponível em painéis dinâmicos com dados por país e segmento, também aponta que 87% dos respondentes descobriram que as políticas e protocolos existentes em suas empresas, tais como taxas de cancelamento para eventos que foram proibidos por medidas de saúde pública, não eram aplicáveis à situação atual. 

De acordo ainda com o levantamento, 86% das organizações estão alterando políticas para oferecer maior flexibilidade aos clientes, e 84% delas investiram em novas tecnologias de atendimento ao cliente. Portanto, tratar as novas tecnologias no cotidiano de sua empresa é imprescindível, justamente porque 2021 parece que não será tão desastroso como 2020, quando a pandemia interrompeu boa parte da economia mundial, dando um duro golpe com a mudança repentina nos negócios. Quem se preparou para isso e entrou na era da Transformação Digital colheu seus frutos. O marketing digital seguirá crescendo plenamente, auxiliando na transformação dos negócios e buscando torná-los altamente lucrativos. 
Saiba mais: https://epoca.globo.com/sociedade/admiravel-novo-mundo-digital-1-24810933https://comercioemacao.cdlbh.com.br/2020/12/11/vendas-online-prepare-sua-empresa-para-vender-melhor-durante-o-periodo-da-pandemia-da-covid-19/

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