ERP tem ótima funcionalidade para empresas no e-commerce

Por Roberto Marcio

Ter um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) nos tempos atuais é contar com um aliado poderoso, principalmente se optar também pelas vendas através do e-commerce. O software corporativo capaz de controlar todas as informações de uma empresa, integrando dados, recursos e processos, das áreas de vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, produção e logística transformam a vida corporativa e facilita a tomada de decisões. Por isso, contar com este recurso oferece uma vantagem competitiva capaz de prever e organizar a vida das empresas nesses tempos difíceis para a economia.

É enorme a importância que os softwares e as tecnologias de gestão têm na administração das plataformas de vendas online, levando em consideração que um ERP atua como se fosse o cérebro de uma operação, já que controla e centraliza todas as informações obtidas em diferentes frentes do comércio eletrônico. 

Isso evita que dados e informações compiladas de várias fontes criem um quebra-cabeça que levaria tempo até os analistas juntarem tudo para formar um relatório completo. Tal descentralização tem se revelado um fato positivo que gera economia de tempo precioso na resolução dos gargalos nas estratégias de vendas.

O tempo e um planejamento bem feito são urgentes para as empresas. Afinal, as vendas no e-commerce devem subir 26% no país esse ano, ou seja, empreendedores que não contarem com um Sistema de Integração de Gestão Empresarial no seu negócio podem se perder em meio às demandas, deixar passar alguma solicitação e fracassar na busca e conquista por clientes. Portanto, o ERP tende também  a crescer nos próximos anos nos negócios.

Pelo mundo afora, seu uso tem contribuído para melhorar os resultados nas vendas online

De maneira geral, um ERP atua como se fosse o cérebro de uma operação, uma vez que controla e centraliza todas as informações obtidas em diferentes frentes do comércio eletrônico, permitindo que os responsáveis e a equipe tenham acesso aos dados de forma organizada, via nuvem e tempo real, de qualquer lugar do mundo. Por outro lado, quando uma empresa realiza a contratação de um ERP, cria-se uma enorme expectativa de que o sistema apresentado irá resolver todos os problemas de uma única vez. 

Em sua maioria, não são alinhadas as expectativas dos envolvidos (dono da empresa, os usuários) no início e, com isto, fica uma livre interpretação de que todas as expectativas serão atendidas. É aí que precisa ter cuidado redobrado para que o equipamento não vire uma dor de cabeça para a empresa que o utiliza.

Com certeza a mudança é necessária, mas nem sempre isso facilita a vida do usuário. Os motivos para a implantação do novo sistema têm a ver com segurança da informação, adoção de novas tecnologias, robustez e melhoria nos processos. Portanto, é importante novamente fazer o alinhamento de expectativas. Entram em campo neste caso os profissionais especialistas no tema, pois a quantidade de dados levantadas precisa ser avaliada criteriosamente para que não se percam em um mundo de informações.

Pelo lado do varejo on-line, acompanhamos uma corrida que resultou na abertura de uma loja virtual por minuto, ou seja, em pouco mais de dois meses, 107 mil novos e-commerces foram criados para venda de produtos, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Isso significa uma ampliação natural do consumo virtual em função da mudança de comportamento de compra dos consumidores, que tende a se consolidar. 

E nesse mundo transformador, ter as ferramentas adequadas e, sendo assim,  as principais tecnologias disruptivas que estão dando mais agilidade ao trabalho são centradas no Big Data e na utilização de Inteligência Artificial em plataformas diversas. A ERP não está fora disso e sua solução tem sido fundamental para o comércio eletrônico avançar nos negócios. 
Saiba mais: https://w3erp.com.br/posts/qual-a-funcionalidade-de-um-erp-para-e-commerce#:~:text=Vantagens%20de%20ERP&text=Traduzido%20para%20o%20Portugu%C3%AAs%2C%20o,dentro%20de%20um%20%C3%BAnico%20sistema. https://www.bis2bis.com.br/blog/sistema-erp/

%d blogueiros gostam disto: