Para cada perfil, uma solução inovadora e integrada para melhorar seu negócio

Por Roberto Marcio

A tecnologia disponível hoje já permite que se desenvolva uma estratégia individualizada para cada perfil de negócio. As soluções são múltiplas, mas caso a caso podemos encontrar uma solução adequada para que seu negócio encontre um ecossistema capaz de ganhar terreno sobre os concorrentes, obviamente sair na frente e vencer na preferência do público. Hoje, uma mesma fórmula não se aplica a casos semelhantes, mas o tratamento individualizado com o que você dá faz toda a diferença entre a vitória e a derrota. Vamos fazer uma reflexão sobre isso em vários aspectos e proporcionar saídas para ser bem sucedido no seu nicho.

Não há o que discutir o fato de o comportamento do consumidor vem mudando constantemente nos últimos anos. Isso porque as pessoas passaram a ser mais exigentes, a busca por diferenciais, por produtos e atendimentos mais exclusivos, personalizados e que lhe proporcionam experiências que vão além da compra. Por isso, quando temos uma marca, precisamos identificar as demandas e as necessidades de cada cliente para conseguirmos oferecer a personalização e, como consequência, fidelizar esse cliente. É justamente nessa diferenciação que é possível elaborar um bom plano de ação.

Avançar no debate sobre uma estratégia eficaz para vender mais

Ao implementar tecnologias inovadoras, as soluções aparecem. E nos últimos anos, muitos executivos adotaram a frase “Dados são o novo petróleo”, do matemático inglês Clive Humby, como um mantra para justificar investimentos de baixo desempenho em análises avançadas de dados, pois através deles fornecem o material para a elaboração de uma estratégia assertiva que vá ganhar corações e mentes do consumidor. os dados são o norte, vale ressaltar e não o fim em si só. Por isso, busco a depuração do gosto do cliente, seja um CEO que deseja as informações mais confiáveis para tomada de decisão ou fornecer elementos que indiquem para onde se deve construir um plano para garantir que sua metodologia garanta a confiança de quem for comprar seu produto.  

Temos alguns bons exemplos do uso de IA que pode contribuir para a criação de uma estratégia individual. Podemos citar o varejo híbrido e omnichannel tem a capacidade de transformar seus negócios . Esses conceitos não são novos no mercado brasileiro, mas ainda são pontos importantes para que empresas consigam se destacar perante os concorrentes e se manter de pé diante da pandemia que segue causando estragos no Brasil mesmo após praticamente um ano. Para isso, um projeto individual que satisfaça as necessidades da empresa, e até o produto final ao consumidor, são plausíveis e mais do que recomendados para os dias de hoje, afinal, ninguém quer ser igual em meio a tanta competição, não é mesmo?

A verdade é que a adoção de tecnologias traz este resultado. E se estamos falando em vendas, como conseguir unir diferentes canais e também oferecer maior variedade de produtos sem comprometer a qualidade? Apostar no uso de inteligência artificial é a solução, já que essa tecnologia permitirá que o varejista conheça o comportamento e a necessidade dos seus consumidores, personalize as ofertas e ainda melhore a experiência oferecida. Nos tempos atuais, não dá para cometer erros e apostar nesse diferencial individualizado parece não apenas estar na moda, mas a solução para os seus problemas na montagem de sua estratégia. 

Saiba mais: https://conteudo.movidesk.com/inovacoes-atendimento-ao-cliente/ https://www.partnerscom.com.br/blog/2018/planejamento-estrategico-de-marketing-saiba-tudo-para-fazer-o-seu/ 

%d blogueiros gostam disto: