Como o futuro irá mensurar a experiência do cliente na jornada de compras?

Por Roberto Marcio

Cada vez mais as empresas têm se preocupado em desenvolver estratégias que alcancem plenamente o cliente, para que o satisfaça em sua jornada de compras e assegure bons lucros. Porém, como mensurar esses dados para que se tornem confiáveis é uma outra história, até porque é necessário o entendimento da tecnologia e da psicologia para que traga os resultados ambicionados por gestores. Do jeito que a transformação digital se acelera, qual o cenário imaginar para os próximos anos?

Na realidade, a transformação digital já não é mais vista como algo do futuro. Ela é uma realidade e faz parte do dia a dia de inúmeras empresas. As marcas que inovam contam com um grande diferencial competitivo e conseguem se antecipar no mercado. Além disso, dar esse passo é sinônimo de otimização de processos e aumento na produtividade de equipe, o que pode gerar um relacionamento melhor com os clientes e resultados financeiros significativos.

Só que os recursos disponíveis para compreender o significado de cada compra feita por clientes já são espetaculares. O que dirá, no futuro, quando novas tecnologias começarem a gerar insights sobre o consumidor a ponto de até prever o que ele irá comprar? Cientistas de dados especulam essa possibilidade, empurrando os negócios para cada vez mais se aprimorarem. Afinal, as empresas que optaram por inovar, automaticamente estão optando por crescer, mesmo em um cenário econômico incerto ou próspero da ocasião. 

Foto: Urupong

Customer experience: expectativa de influenciar hoje e amanhã os clientes para ganhar mais

A jornada de compra é um ponto central na montagem de uma estratégia de vendas, sobretudo no mundo online. Por isso, o Customer Experience entende que saber todo o processo de tomada de decisão para compra é fundamental para a transformação de um negócio. 

Ocasionalmente, surgem novidades neste setor, como imaginar uma análise mais a fundo, mesmo em campanhas de grande escala, que engloba o contexto do consumidor em sua jornada de compra – uma metodologia que está sendo chamado de People Marketing, cujo diferencial é aliar tecnologia, automação e humanização. 

Por mais que os padrões de comportamento sejam identificados por meio de inteligência artificial, o principal objetivo de uma empresa ao apostar em estratégias de marketing humanizado deve ser fazer com que a comunicação da marca com o público chegue o mais perto possível dos diálogos interpessoais. Por isso, dá para imaginar como todo esse processo se dará no futuro? Para alguns, toda a tecnologia envolvida em todos os estágios de processo de compra por parte do cliente vai transformar o mundo como conhecemos. A “compra inteligente” estará mais do que nunca conectado entre as partes, a ponto da jornada ser completamente satisfatória – e por que não prazerosa? – que renderá crescimento contínuo nas empresas. 
Saiba mais: https://rockcontent.com/br/blog/customer-experience/https://klickpages.com.br/blog/o-que-e-jornada-do-cliente/

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