A digitalização da logística: bom para a empresa, bom para o consumidor

Por Roberto Marcio

Um dos setores que mais têm sido atingido pela transformação digital, a logística tem um papel importante neste processo do mundo pós pandemia. Ainda que as pessoas voltem a exercer seu poder de compra nas lojas físicas, o sucesso do e-commerce não apenas veio para ficar como também só tende a subir nos próximos anos e a inclusão do transporte nessa equação é chave para que os negócios online tenham êxito. Ou seja, as empresas crescem num ritmo alucinante para atender ao público, cada vez mais ávido pela comodidade da jornada de compra. 

A necessidade de evoluir ante a demanda do consumo online pôs as empresas em uma encruzilhada, do “tipo modernize ou morra”! A tecnologia está cada vez mais avançada e com ela a necessidade de as empresas se modernizarem com o que há de mais atual no mercado, para acompanhar os novos processos da indústria 4.0 e a logística do futuro .

No meio dessa revolução, a digitalização da logística tem função fundamental para que as transportadoras não fiquem de fora das mudanças mercadológicas. As novas tendências poderão proporcionar maior produtividade, eficiência e economia aos empresários .

Do lado do consumidor, é bom observar, o uso dos recursos tecnológicos à disposição o impulsiona a comprar. Ele quer obter uma jornada de compra nesses tempos de pandemia que efetivamente ganhe a confiança na empresa e nos produtos ofertados, e tudo isso passa pela logística. Afinal, até que sua compra chegue ao lar, o transporte precisa ser eficiente e dinâmico. E as empresas recorrem às tecnologias para cumprir seu papel.

Tecnologias transformam as empresas e impactam nos negócios

O uso das tecnologias tem revolucionado as empresas de transportes e isto é uma via de mão dupla,pois ajuda a quem leva o produto e a quem vende também. Vejamos um exemplo. Apontando tendências, a Inteligência Artificial dá ao comerciante a possibilidade de se adequar ao que está por vir, atender a uma demanda que poderá aumentar em um determinado período e saber os principais pontos para cada região, tornando o planejamento logístico mais ágil, abrindo espaço para uma margem de lucro maior.

Por isso que também é preciso contar com um sistema de logística inteligente e bem organizado, oferecendo sempre as melhores condições para o consumidor, mas sempre pensando no processo de atendê-lo, até a entrega.

A tecnologia pode, de fato, proporcionar ganhos. Para que todo esse processo caminhe bem, no setor de transporte de cargas, as principais vantagens dessas unidades operacionais são a redução de custos no transporte e no armazenamento e o aumento da flexibilidade e da agilidade das empresas. Essas reduções permitem às empresas o investimento em sua operação logística, potencializando seus resultados.

É fato também que os impactos foram intensamente sentidos pelo segmento logístico, que teve que se reestruturar para atender números cada vez maiores de pedidos e entregas, em diferentes canais, em um prazo muito mais curto de tempo e com muito mais restrições, já que se encontravam em uma nova economia muito mais ágil e eficiente na suas estratégias e operações.

Seja como for, a logística permanece um braço direito do comércio eletrônico. As logitech ‘s foram forçadas a reimaginar o funcionamento da logística e rever os recursos que mais valorizavam, os fornecedores da cadeia de suprimentos viram na tecnologia uma solução para os novos problemas. 

Temos exemplos de como a entrega dos produtos com rapidez e eficiência transformam os negócios. As Lojas Americanas criaram a “Americanas Delivery”, que chegou para quebrar paradigmas com a oferta de uma variedade enorme de produtos, considerando itens de alta frequência, com tempo médio de entrega de 30 minutos, e possibilidade de horário de entrega agendado. O app, já disponível, é uma resposta à evolução dos novos recursos tecnológicos para atender a demanda imposta pela jornada de trabalho. 

O que mais vem por aí??? O tempo não vai demorar para responder.

Saiba mais:
https://www.consumidormoderno.com.br/2021/02/08/estrategias-de-logistica-que-merecem-sua-atencao/
https://www.istoedinheiro.com.br/com-e-commerce-e-digitalizacao-a-logistica-ganhou-papel-central/ 

 

%d blogueiros gostam disto: