Por que a análise de dados é tão importante para a montagem de estratégia para as vendas?

Por Roberto Marcio

É preciso que as companhias entendam que a análise de dados e o uso de Inteligência Artificial são cada vez mais necessárias para o cotidiano das empresas. Ter as informações certas representa um caminho mais fácil para obter os resultados desejados. Portanto, o uso de ferramentas de análise de dados permite que as empresas integrem ainda mais as campanhas de marketing para acelerar o crescimento direcionado aos canais digitais e aumentar as taxas de conversão de venda, por exemplo.

Através da análise de dados, você consegue entender o que seus consumidores querem. Sendo assim, qual seria sua importância nesse contexto? Descobrir, por exemplo, como se deve atender às novas necessidades dos clientes. As empresas têm, a partir de informações críveis, atualizar as ofertas de produtos existentes e desenvolver novas ações que visem buscar a perfeição para o consumidor.

A pandemia, de fato, trouxe mudanças para o consumidor e fez com que a análise de dados fosse mais importante do que nunca. A necessidade de se criar uma individualização de estratégia para conquistar clientes fez com que os dados fidedignos se tornassem essenciais para atender aos clientes. 

Por essa razão que a análise de dados tem destacado de que maneira as empresas tiveram que adotar novas estratégias e modelos, as lacunas para alcançar a transformação e como o uso de novas tecnologias ajudou na preparação delas para competir em reação à incerteza contínua. 

Tecnologias ajudam a tratar de análises com previsão de tendência

Antes vista como parte de um cenário futurístico, a Inteligência Artificial está cada vez mais presente na sociedade e nas empresas. Mas, além de grandes corporações, a IA também é capaz de auxiliar comércios, redes de lojas e e-commerces a agilizar o trabalho no dia a dia e maximizar seus lucros.

Por isso, devemos compreender que recursos temos à disposição para criar um cenário favorável às empresas investirem em tecnologia. Temos modelos assertivos de análise preditiva e prescritiva são diferenciais competitivos imprescindíveis no mercado atual. Quem consegue prever os resultados com mais precisão sai na frente na tomada de decisão, sendo assim mais eficaz e competitivo no mercado.

Mas por que a análise preditiva é tão importante assim? Durante esse caminho, os dados são o insumo mais importante. E, mais do que tê-los, as empresas, independentemente do setor, precisam saber como analisá-los. Com isso, é possível saber quem, de fato, são seus consumidores, como é a jornada de compra de cada um, quais são as preferências, necessidades e comportamentos.

O que fazer quando acontecer ou para não acontecer? Diante da previsão do futuro já faz uma recomendação prévia de ação a ser tomada caso determinados eventos futuros ocorram. Tudo isso faz parte da análise preditiva, que requer também que sua empresa seja data driven, que é um jeito de trabalhar a comunicação de forma mais assertiva por meio do uso de inteligência artificial e essa infinidade de dados.

Afinal, toda empresa em evolução tem como objetivo atrair novos clientes, reter os clientes antigos, promover novas experiências de consumo e, como consequência disto, gerar ainda mais receita para sua marca ou empresa. Mas, como o marketing pode auxiliar nesse processo?

A área de marketing tem a grande responsabilidade de engajar as marcas e este longo caminho se tornou um pouco mais rápido com o surgimento do mapeamento de dados ou ‘consumer insights’, que é o processo de coleta de informações relevantes usado pelas empresas para obter uma compreensão mais profunda e detalhada sobre como a sua audiência se comporta e quais são seus interesses.

Ou seja, a construção da análise preditiva obriga seu negócio a usar as ferramentas tecnológicas eficazes para a campanha individualizada, atender a esse cliente da maneira que ele deseja, incentivando uma jornada de compra cada vez mais assertiva. A análise de dados está no centro disso tudo.

Saiba mais: https://www.escolaedti.com.br/a-importancia-da-analise-de-dados-para-um-negocio
https://tecnoblog.net/248611/analise-preditiva-o-que-e-definicao/ 

%d blogueiros gostam disto: