Por que a análise avançada é uma decisão perfeita para minerar os dados de sua empresa?

Por Roberto Marcio

Nos dias de hoje, a Inteligência Artificial proporciona uma gama de ferramentas para resolver os problemas de uma empresa de forma rápida e assertiva. Por isso, tornou- se o braço direito da equipe que toma as decisões e muito depende dela para fornecer com agilidade às respostas para os mais complicados problemas que surgem a todo momento. A solução para isso é o uso da análise avançada, que tem uma visão global do seu negócio e vamos conhecer três vertentes delas e suas importâncias na construção de um modelo eficiente de gestão. 

Para garantir os bons resultados na empresa, a inteligência obtida a partir dos dados permite a melhoria contínua de processos e produtos, ajuda a incorporar qualidade aos processos e alimenta algoritmos que podem antecipar eventos antes que eles aconteçam. Minerar esses dados requer um time especializado para transformar os megadados em respostas assertivas para seus problemas.

A solução que simula algumas capacidades da inteligência humana tem sido a (IA), que tem vertentes capazes de ajudar nos processos, como vamos destacar neste artigo, que são a análise, descritiva, preditiva e prescritiva. Cada uma dessas tecnologias fornece os elementos perfeitos para uma análise avançada de seu negócio. Afinal, quando usados ​​em conjunto, os tipos de análise podem ajudá-lo a criar a estratégia de negócios mais eficiente e eficaz possível.

Enquanto que a análise descritiva é geralmente o estágio preliminar da análise, a preditiva oferece um modelo de previsão e a prescritiva permite efetivamente desenhar recomendações para possíveis situações futuras, com base em dados históricos. 

BI para responder às demandas nesses tempos de ultra conexão

A pandemia transformou o mundo nos negócios online. Hoje, o uso do Big Data não é um luxo para as grandes empresas: é uma ferramenta acessível para quem também quer se tornar grande. Para isso, a tecnologia substituiu o uso tradicional de depuração de dados para oferecer informações que vão levar a melhor tomada de decisão. 

Para isso, o business intelligence (BI) combina análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões impulsionadas por dados. Para minerar os dados, começamos pela análise descritiva, que é um estudo utilizado para resumir os dados coletados, permitindo aos profissionais acompanhar e saber exatamente o que está acontecendo nos negócios. Como, por exemplo, organizar as informações e prever as futuras tendências. Hoje as empresas dependem desse tipo de estudo para alavancar seu negócio.

Já a análise preditiva traz como uma solução viável e inteligente. Softwares de análise permitiram que todas as estatísticas e dados armazenados fossem agrupados, fornecendo insights e indicando padrões e tendências comportamentais. E a prescritiva faz parte de um grupo de soluções que vai além do tradicional Business Intelligence. Ela utiliza dados, processos e algoritmos para realizar previsões, simular e otimizar ambientes de negócios. 

Em meio a tudo isso, a mineração de dados que bem usados são uma fantástica solução nesses tempos em que o mundo está cada vez mais conectado. A análise avançada combina as três vertentes em um BI que é a forma mais inteligente de produzir conhecimento para a sua empresa.

Saiba mais: 
https://www.geofusion.com.br/blog/analises-descritivas-diagnosticas-preditivas-prescritivas/
https://blog.hvarconsulting.com.br/analise-preditiva-e-prescritiva/  

%d blogueiros gostam disto: