A revolução do aplicativo mais popular do mundo: afinal, o que ele pode fazer (mais) por você?

por Roberto Marcio

Que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros não é novidade. Calcula-se que ele esteja presente em 99% dos smartphones do país, atingindo assim uma quantidade enorme de pessoas de diversos perfis e idades. A plataforma começa a ser explorada de várias maneiras e as inovações não param de ser anunciadas, desde promoções de marcas até pagamentos. O marketing digital já descobriu sua funcionalidade, mas novidades sobre o aplicativo surgem a todo momento e é necessário acompanhar a evolução para descobrir novas estratégias que beneficiem as empresas e o consumidor. 

Para o consumidor, uma experiência de compra tem variáveis e o foco principal está justamente onde ele se sente confortável, precisa ser completa, desde a negociação até o momento de realizar o pagamento. Até no momento do pagamento, é preciso ter uma funcionalidade que mantenha uma boa experiência e principalmente segurança, uma questão que o whatsapp vem cumprindo desde que a pandemia começou para valer no Brasil, em março do ano passado. Esse é só um exemplo da boa funcionalidade do popular aplicativo. 

No início de junho deste ano, o Facebook lançou novas soluções para o WhatsApp e Instagram, que permitiram uma facilidade na comunicação entre as empresas e seus clientes.  Entre as novidades, o WhatsApp permite atualmente que os clientes respondam perguntas de múltiplas respostas, sendo uma opção mais ágil e também será possível a implementação mais rápida da API (Interface de Programação de Aplicações) para a versão Business do aplicativo.

E nos negócios, a expansão do aplicativo chegou forte no mundo financeiro. O WhatsApp iniciou, de fato, os pagamentos e transferências via WhatsApp Pay, solução aprovada pelo Banco Central no dia 30 de março deste ano. A partir de agora, o público vai poder usar a função. Diante de tantas funções, como construir um marketing digital seguro que traga os resultados desejados para quem compra e vende? 

Como os benefícios em seu uso vão além da comunicação entre as pessoas

À medida que são descobertas formas de uso do aplicativo, novas estratégias são desenvolvidas para se adaptar aos tempos cada vez mais conectados. A pandemia que ainda segue prejudicando o mundo – os negócios seguem sendo atingidos pela Covid-19 , a novidade intensifica o mercado para os microempreendedores que utilizam o Whatsapp como forma de trabalho, trazendo maior flexibilidade tanto para os consumidores quanto para o colaborador.

Um exemplo de processo que merece revisão urgente é sobre como as empresas utilizam a lista de transmissão de whatsapp ou e-mail marketing. É preciso primeiro entender como este banco de dados foi formado, foi solicitado o consentimento expresso do destinatário para recebimento dessas comunicações? Há registro deste consentimento? 

E falando em negócios e pandemia, o segmento de alimentos prosperou muito do ano passado para cá. O temor de se aglomerar na hora da alimentação fez com que as pessoas adotassem o whatsapp como canal para comprar comida. Um dado curioso é que ao levantar informações sobre quais formas são utilizadas para captar os pedidos de delivery e take Away. Neste caso, 77,1% utilizam o iFood e 70,1% o WhatsApp, aplicativos que dominam o segmento, mas que 50,7% ainda captam pedidos pelo telefone, que ainda tem um protagonismo importante neste sentido.

Para comprar, vender, comer, locomover, fazer transações financeiras as opções parecem ser muitas para aproveitar os benefícios do whatsapp. Associar sua marca, seu plano de negócio ou qualquer outra ação que venha a se traduzir em lucros para a sua empresa, por um lado e comodidade para o cliente, por outro torna o famoso aplicativo um meio eficiente para tornar o negócios alvos de campanhas publicitárias que deixam marcas famosas e tudo mais. Não há como desperdiçar uma chance de ouro em fazer do whatsapp sua ferramenta auxiliar imprescindível.
Saiba mais:
https://neilpatel.com/br/blog/whatsapp-marketing/
https://www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-whatsapp-business-e-como-usa-lo-no-seu-marketing

%d blogueiros gostam disto: