Você sabe como criar estratégias de marketing de influência?

Por Roberta Muller

Desde que o mundo é mundo, o boca a boca sempre foi a melhor propaganda para qualquer negócio. O comportamento humano é repetitivo, o que muda são as ferramentas e tecnologias que passamos a usar. É por isso que a estratégia da vez, na era digital, é o marketing de influência. 

Mas não adianta sair por ai contratando qualquer influenciador na internet para divulgar seus produtos ou serviços. Saber usar a estratégia corretamente e definir KPIs é essencial para que o negócio dê resultados. 

Antes de a gente falar sobre como criar as estratégias de marketing de influência, você sabe o que é? 

Continua aqui pra entender!

O que é marketing de influência?

O marketing de influência nada mais é do que utilizar dentro da estratégia de marketing pessoas influentes ou que exerçam liderança sobre potenciais clientes para evidenciar marcas, produtos ou serviços. A relação de confiança estabelecida pelos influenciadores é determinante para interferir na decisão de compra dos clientes. 

É uma forma de trazer performance aos negócios. Os influenciadores têm a capacidade de causar um efeito na imagem da marca.

São duas as formas de praticar marketing de influência que podem ser adotadas pelas empresas para trabalhar: mídia paga, quando os influenciadores são remunerados; e mídia conquistada, quando os influenciadores são parceiros da marca, sem contrapartida financeira.

Os influenciadores podem usar diversos canais digitais:

  • Facebook
  • Instagram
  • Blogs
  • Twitter
  • Tiktok
  • Youtube

Já os meios tradicionais de publicidade estão se tornando menos eficazes com o passar do tempo e o avanço das tecnologias. Até muitos canais online já estão começando a ficar estagnados por causa do aumento no bloqueio de anúncios e também da própria mudança de comportamento das pessoas.

É por isso que o marketing de influência vem ganhando cada vez mais espaço. Faz parte da natureza humana fazer escolhas baseadas na experiência de amigos e parentes que fizeram recomendações. E esse é o papel agora dos influenciadores.

Use corretamente a estratégia e trace KPIs

Agora que você já sabe exatamente o que é marketing de influência, é importante saber como usá-lo. Muitas empresas acabam errando em interferir na maneira como a mensagem vai ser passada aos potenciais clientes. No marketing de influência, quem determina essa linguagem deve ser o influenciador. 

Quem cria e diz como a mensagem será passada é quem sabe exatamente a linguagem que o seu público está acostumado, afinal, o influenciador começou esse público do zero. 

  • Fique atento, colocar em prática essa estratégia de forma errada pode ser um desperdício de orçamento ou até ter um efeito contrário e prejudicar a imagem da sua marca. 

Mas escolhidos os influenciadores certos, o próximo passo é traçar KPIs para mensurar suas campanhas. Só assim é possível acompanhar o desempenho do marketing de influência no negócio e compreender os resultados das ações feitas com influenciadores.

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, a sigla em inglês significa “Key Performance Indicator” (“Indicador Chave de Desempenho). E os KPIs são importantes para a análise de dados e para o foco nos resultados. Eles ajudam a aumentar a produtividade e a assertividade da análise.

Antes de definir os seus KPIs, analise seus propósitos. No marketing de influência, você deve ficar atento a alguns que não podem faltar:

  • • Taxa de conversão
  • • Alcance e awareness
  • • Engajamento
  • • Tráfego de referência
  • • Crescimento do público

Use esses KPIs para medir o sucesso de suas campanhas e traçar novas estratégias.

(156) Creators I EP3: Marketing de influência – YouTube

Planeje!

Para não ter erro, escolha bem os criadores com os quais você vai trabalhar, encontrar pessoas adequadas com influência é o ponto de partida. Além disso, crie estratégias de implementação de vídeos, por exemplo, ligadas ao resultado; saiba usar a segmentação da sua marca; determine seus KPIs; e aproveite tudo que o marketing de influência pode oferecer.

Ele pode ser usado também para se comunicar com novos públicos e aumentar o alcance da sua marca. Além do crescimento do tráfego de site e das vendas.

E não confunda o marketing de influência com o marketing de boca a boca ou marketing de indicação. Essas são outras estratégias, que são baseadas na experiência dos clientes ou usuários e não necessariamente em alguém com grande audiência em seus canais.

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