Como a qualidade dos dados pode ajudar a sua empresa crescer

Tratamento adequado de dados pode gerar lucros e boas tomadas de decisão

Hoje, mais do que nunca, as empresas baseiam suas decisões nos dados que são oferecidos. No entanto, surgem questionamentos acerca da qualidade das informações obtidas e guardadas na montagem de uma estratégia assertiva de seu negócio, algo natural dada a natureza da gestão deste ativo importante. Por isso, o Data Quality aparece para oferecer uma solução no tratamento dos dados e criar um modelo de gerenciamento eficaz que vai além da obtenção de insights e tem implicação nas áreas  operacionais, administrativas ou estratégicas. 

A qualidade nos dados analisados são tão cruciais para uma empresa que simplesmente se eles estiverem imprecisos ou pior, errados, as chances de tomada de decisão equivocada crescem assustadoramente. Portanto, na construção de insights assertivos, o Data Quality traz uma abordagem colaborativa moderna que resulta em agregar valor à sua marca e obter vantagem competitiva. 

O Data Quality tem um encaixe para vários tipos de gestões, que vão desde o varejo até a indústria através de um mecanismo de tratamento de dados. É um processo para o qual é realizado um aperfeiçoamento das informações obtidas a partir de diferentes fontes e, armazenadas, tornam-se uma fonte importante para a operacionalidade da empresa, pois tudo ali guardado requer ser analisada antes de ser colocada em contexto na elaboração de alguma atividade, seja interna ou externa. 

Vejamos um exemplo de como uma incongruência nos dados armazenados podem trazer de prejuízos:

O cliente Adalberto (nome fictício) fez um plano de internet em uma determinada operadora. Entretanto, quase que diariamente essa mesma operadora oferece um plano idêntico ao que adquiriu recentemente, entre duas a quatro chamadas diárias. Irritado, Adalberto resolve fazer uma queixa formal a esta empresa.

“Afinal, se eu já possuo um plano com sua empresa, por que vocês me ligam toda hora oferecendo o mesmo serviço que já possuo”?

Do outro lado da linha, a funcionária responde: “Desculpa o incômodo, senhor! É que somos uma empresa terceirizada e não temos acesso ao banco de dados de nosso contratante”.

Moral da história: Adalberto preferiu desfazer o contrato e procurou uma semelhante que oferecia o mesmo serviço, sem a inconveniência da anterior. 

Viu como se perde um contrato já estabelecido por uma desconexão entre os dados das empresas? O cliente não é obrigado a saber que se trata de uma terceirizada que, na prática e no velho portugues “encheu o saco”. E assim, se houvesse o cruzamento de dados entre a contratante e a terceirizada, o telefone de Adalberto deixaria de tocar para oferecer um serviço que ele já possuía.

Na prática, quando existe uma integração de dados limpos, atualizados e tratados de forma adequada, a empresa só tem a ganhar. Poderia, por exemplo, procurar um potencial cliente a partir dos dados que possui – dentro dos aspectos legais da LGPD – e criar uma abordagem específica para convencê-lo a adquirir um plano de internet.

Mineração de dados confiáveis e absolutos para tomada de decisão

O Data Quality dá ao gestor possuir uma ferramenta de análise das informações limpas e com a confiabilidade que sua corporação necessita. Os dados estão no centro do debate. Residem no fato, por exemplo, que qualidade deles são essenciais para os esforços de inteligência de negócios. Assim, a mineração é processada de uma maneira que dá trazer as respostas que o empreendedor precisa para a elaboração de uma estratégia de trabalho.

Em que setores o Data Quality pode ajudar no desenvolvimento de sua empresa? A resposta está no benefício em setores como o marketing digital (na apuração dos dados para escolher qual o melhor caminho a se tomar no âmbito de peças publicitárias, entre outras coisas), no gerenciamento da cadeia de suprimentos( através dos dados monitorados, as compras são mais efetivas, melhora a cadeia logística e reduz os desperdícios com  compras sem necessidade), na segurança dos dados (com a LGPD em curso, o vazamento de dados pode resultar em multas pesadas e a consequente perda da credibilidade de seu negócio) .

Resumo da ópera: no mercado atual centrado no consumidor, as organizações precisam avaliar os dados para entender os desejos do consumidor conforme eles se desenvolvem e mudar suas estratégias de acordo. Com isso em mente, dados precisos e atuais são essenciais. Quando as organizações estão usando dados de alta qualidade, elas também podem ter mais confiança de que estão tomando as decisões certas neste mercado em constante evolução. 

E o Data Quality tem a resposta certa para seus problemas de mineração, tratamento e utilização correta dos dados!

Saiba mais: https://www.devmedia.com.br/data-quality-como-esta-a-qualidade-dos-nossos-dados/3021 https://neogrid.com/br/blog/data-quality-o-que-e-e-qual-sua-importancia 

%d blogueiros gostam disto: