Como a tecnologia pode ajudar as Confederações Esportivas do país?

Marketing esportivo para impulsionar estratégias de crescimento 

O esporte está entre os 10 maiores segmentos econômicos dos Estados Unidos. O tamanho da profissionalização de modalidades como futebol americano, basquete e mais recente o soccer (futebol) são apenas alguns dos exemplos de que investimentos com boa gestão trazem lucros. No Brasil, nem todas as confederações esportivas adotam uma administração moderna baseada em dados. Mas, afinal, qual a importância do Big Data para estas entidades e o que podem fazer pelo crescimento do esporte?

O desejável é que os esportes profissionais sejam financiados pela iniciativa privada. E por quê? Por causa do trâmite burocrático, sem risco de intervenção governamental, menos burocracia para realizar parcerias e as vantagens de se ter uma gestão moderna. No entanto, mesmo as entidades esportivas bancadas com dinheiro público podem se beneficiar dos recursos tecnológicos para avançar na sua imagem e captação de recursos.

Deixando de lado a discussão sobre modelos de administração, vamos refletir sobre o que a tecnologia pode ajudar e no que é possível refletir no desempenho dos atletas nas grandes competições. Ter uma boa imagem ao público é o primeiro passo para qualquer projeto ou planejamento de trabalho. Se quer interagir com atletas e as pessoas em geral é preciso ter um bom site e normas de governança bem claras. O marketing digital pode contribuir muito com esse processo.

Não se trata apenas de garantir cliques em redes sociais e no próprio site que aponta o sucesso. Este detalhe é apenas um dos muitos que são estratégicos para as Confederações Esportivas usarem para se projetar no mundo virtual cada vez maior com o advento da pandemia. Avançar nesse processo é imperativo para se tornar uma entidade fomentadora de esporte, mas uma importante fonte de renda que contribui no crescimento das competições, estimular a prática do desporto e, quem sabe, criar lojas com o objetivo de vender roupas e equipamentos pela internet? 

Transformando a imagem do esporte em um business através da tecnologia

O mundo do entretenimento e esporte é um dos que mais cresceu como negócio nos últimos 20 anos em todo o mundo, uma soma de dinheiro quase infinita jorrou em empresas e entidades esportivas. Por isso, as confederações, federações, associações e coisas do gênero – os clubes então amadores – viram nesse embalo de expansão uma oportunidade de potencializar suas marcas num público conectado. 

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) foi uma das primeiras a implementar projetos maciços de marketing na intenção de melhor interagir com as pessoas e além, claro, de tornar-se uma entidade em franco crescimento no país. Isso tudo ainda na década de 1980. O resultado disso foram bons contratos de publicidade, a construção de um centro de treinamento em Saquarema e o melhor: tornou o Brasil uma potência da modalidade internacionalmente.

Empresas de marketing digital podem entrar em campo para ajudar essas entidades esportivas a crescerem em seu ramo, ao oferecerem o que há de melhor na tecnologia para conseguir o sucesso. Através de relatórios que podem ser feitos com base na Inteligência Artificial, monitoramento com inteligência comercial e uma boa equipe para buscar os dados que serão alicerces de um planejamento estratégico. Enfim, criar uma mídia eficiente para que o esporte fique em evidência – e lucrativo.

Portanto, o esporte e suas diferentes modalidades esportivas trafegam livremente pelas novas mídias e transformaram o marketing esportivo em uma plataforma de construção de marcas de empresas e das entidades esportivas. 

A questão é que existem inúmeras plataformas, que na realidade revelam uma revolução em termos de mídias alternativas e marketing esportivo que veremos nos próximos anos, sendo redes sociais, sites, TV Digital para os milhões de lares brasileiros com TV, etc. 

As oportunidades são muitas para promover o crescimento de uma entidade esportiva!! 

Saiba mais: https://blog.unyleya.edu.br/guia-de-carreiras/5-principais-tendencias-do-marketing-esportivo/ https://www.sportt.com.br/2019/01/25/formula-e-com-uma-impressionante-estrategia-e-resultado-de-marketing-digital/   

%d blogueiros gostam disto: