Data Lake: informações armazenadas que valem muito para estratégia das empresas

Armazenamento de dados exige equipe para dissecar dados

O sucesso de um negócio passa por tomadas de decisões precisas. Para uma empresa obter um feedback de toda a sua trajetória em uma determinada atividade, sua evolução e tudo mais que possa ajudá-la a construir uma arquitetura administrativa sólida é possível recorrer ao Data Lake, um banco de dados montado a partir de uma infraestruturas em nuvem  criadas e consultores são contratados para construir que proporcionará um acesso a informações cruciais e ordenadas do que já foi feito até aqui.

Sem dúvida, especialistas em dados precisam estar incorporados no processo de colheita e análise de todo o material de uma empresa para saber interpretar melhor tudo que foi armazenado. Ter um equipamento que reúna as informações produzidas é importante. No entanto, a máquina é treinada pelo ser humano para aprender modelos preditivos e tornar os sistemas, integrações e dados ainda mais inteligentes dentro de cada empresa.

Muitas vezes, cada setor de uma empresa costuma armazenar seus dados em diferentes drives. Isto não é um problema à medida que, por exemplo, o departamento de recursos humanos busca informações sobre o perfil desse ou aquele sujeito que trabalhou tempos atrás e que está sendo contratado. Por outro lado, quando você quer centralizar em um equipamento ágil e moderno todo o fluxo de seu negócio, se torna mais fácil obter todo o panorama de seu empreendimento. 

Por isso, diferentes profissionais podem ter acesso simultâneo aos dados brutos de um Data Lake, assim, as informações ficam centralizadas e podem ser facilmente analisadas.

Alto poder de organização para colaborar com uma estratégia vitoriosa

Esse repositório de material bruto tem em cada elemento de dados em um lake que recebe um identificador exclusivo e é marcado com um conjunto de tags de metadados estendidas. 

Ou seja, as empresas têm acesso a bilhões de ‘data points’ que proporcionam melhores insights.  

O Data Lake também disponibiliza as informações analisadas para toda a organização de forma governada, fato que auxilia na tomada de decisões em qualquer nível hierárquico da empresa. Portanto, garante um alto poder de organização para melhor dissecar as informações de diferentes setores, um sistema de dados capazes de transformar o material bruto em dados confiáveis que vão melhorar seus negócios. 

Para a formação de uma estratégia vitoriosa, o Datas Lake está aí para contribuir. A velha frase “Dados são o novo petróleo”, do matemático inglês Clive Humby, ter informações escaláveis é central para conseguir os resultados desejados.Todavia, convém lembrar que material bruto em um só lugar sem haver pessoas capacitadas para traduzi-las em ações pouco adiantará ter o melhor equipamento do mundo.Tem que saber dissecar esses dados.

Saiba mais: https://www.redhat.com/pt-br/topics/data-storage/what-is-a-data-lake https://www.cienciaedados.com/data-lake-a-fonte-do-big-data/ 

%d blogueiros gostam disto: