Data Mining: em busca de dados estratégicos para a sua empresa

Tecnologia acelera ganhos em setores importantes da economia

Com o mundo cada vez mais conectado, bilhões de bytes são produzidos anualmente. Essa vastidão de informações está sendo trabalhada para que se torne uma base para o planejamento estratégico das empresas, trazendo a elas soluções personalizadas para cada tipo de negócio e gestão. O Data Mining está aí para processar, de forma eficaz, tudo aquilo que seus tomadores de decisão precisam para vencer em uma economia voltada para garantir lucros, boa administração e tornar sua marca popular.  

Para entendermos melhor o que é o Data Mining, ela é o resultado de tudo que lhe é interessante sobre os seus negócios. Os algoritmos apontam para os dados considerados relevantes para a natureza do seu negócio, mas a questão anterior era: como tratar desse monte de bytes, sem se perder no objetivo estratégico? Indo ao ponto, é o  conjunto de ferramentas e técnicas que através do uso de algoritmos de aprendizagem ou classificação baseados em redes neurais e estatística. 

Estes são capazes de explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padrões nestes dados e auxiliando na descoberta de conhecimento. O conhecimento em Data Mining pode ser apresentado por essas ferramentas de diversas formas: agrupamentos, hipóteses, regras, árvores de decisão, grafos, ou dendrogramas. Embora o termo tenha surgido na década de 90, sua evolução constante forneceu soluções mais rápidas e transparentes. E a tendência é de evoluir mais ainda.

O Data Mining consiste no processo de examinar grandes quantidades de dados para encontrar padrões consistentes, daqueles que conseguem traduzir em informações certas no momento em que desenvolver suas estratégias. Encontrar um padrão no perfil psicológico de seus clientes é uma das opções oferecidas pela ferramenta. Sua equipe de colaboradores têm à disposição um farto material para implementar suas ações comerciais. 

Indústrias adotam tecnologia para acelerar os negócios em tempos difíceis

À medida que a conexão entre as pessoas e negócios se intensificam a cada ano, novas soluções se apresentam no mercado. Essa é uma das razões pelas quais a transformação digital vem gerando tantos impactos positivos na maneira de fazer negócios. Por isso, também, o Data Mining é uma das grandes apostas da Indústria 4.0, impulsionando a coleta de um grande volume de informações, o que é essencial para que os dados sejam analisados.

A necessidade de introduzir novas tecnologias que tornem o processo produtivo mais rápido e econômico, o Data Mining traduz exatamente o desejo dos gestores. Se por um lado os críticos podem falar que a tecnologia pode tirar alguns empregos, mas cria outros postos de trabalho que valorizam o cientista e o engenheiro de dados, que com a ajuda do Data Mining  produzir relatórios eficientes sobre quaisquer tipos de problemas – incluindo uma análise preditiva sobre ganhos e perdas não apenas na cadeira produtiva como também nas transações comerciais.

Os insights valiosos são o ponto central do Data Mining. Esse conhecimento tático pode ser usado para melhorar a Customer Experience (CX), estreitar relacionamentos, identificar gargalos, reduzir riscos, cortar custos e guiar a tomada de decisões. Por isso, a colheita de dados, ou a mineração como queiram, é uma parte importante da ferramenta, mas ela vai muito além disso: traz resultados práticos para você!!

Saiba mais: https://www.salesforce.com/br/blog/2019/10/data-mining.html https://fia.com.br/blog/data-mining/  

%d blogueiros gostam disto: