A importância da intuição humana: porque a Inteligência Aumentada é o futuro da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) nos trouxe o poder de realizarmos, através das máquinas, ações que antes eram feitas apenas por pessoas. Ela é um dos maiores avanços tecnológicos que já vimos, reproduzindo as nossas cognições e funcionando de forma autônoma.

Mas existe uma característica humana que, até agora, as máquinas ainda não são capazes de replicar: a intuição e o pensamento complexo. Com a IA conseguimos reproduzir nossas ações com a máquina, mas o resultado das atividades cognitivas é automatizado.

Além disso, há na IA hoje diversos pontos cegos e ela não é capaz de solucionar todos os problemas, como a deepfake, por exemplo, técnica usada para alterar a realidade.

Por isso, um conceito vem sendo cada vez mais difundido no mundo dos negócios: a Augmented Intelligence ou Inteligência Aumentada.

Ela une o melhor dos dois mundos (máquinas + humanos), tendo como base sistemas com tecnologia cognitiva – unindo IA e análise de dados – para apoiar o ser humano em suas decisões, ou seja, complementando e estendendo as habilidades cognitivas dos seres humanos para chegar até a complexidade que as máquinas ainda não são capazes de entender. Na prática, você aproveita o melhor da Inteligência Artificial com a Inteligência Aumentada.

Segundo a Gartner, uma das principais empresas de consultoria em tecnologia da informação do mundo, até 2030 as empresas deverão adotar a Inteligência Aumentada de forma massiva, representando 44% do valor global de negócios derivados da IA.

Por isso você não pode ficar de fora desse assunto. Então continue a leitura aqui para entender melhor sobre o que é a Inteligência Aumenta e como ela trará mais valor para o seu negócio.

O que é Inteligência Aumentada

A Augmented Intelligence ou, na tradução, Inteligência Aumentada é uma aplicação da Inteligência Artificial que serve para estender a capacidade cognitiva do ser humano para que ele consiga tomar decisões mais rápidas e assertivas, além de utilizar conteúdo de qualidade para criar insights de negócios.

É uma forma de humanizarmos a tecnologia, de complementar o nosso desempenho cognitivo e fazer com que a gente use tudo que os dados têm a oferecer, aumentando a nossa aptidão de compreendê-los.

Ela muda a forma como tratamos as máquinas, capacitando os seres humanos para apresentarem no seu melhor, aproveitando a automação e o poder de organização da IA para impulsionar a alfabetização dos dados.

E apesar do nome “novo”, a Inteligência Aumentada não é novidade. Muitas empresas já utilizam essa ferramenta no seu cotidiano para a tomada de decisões.

Na prática, a Inteligência Aumentada funciona em conjunto com a Inteligência Artificial e o Big Data Analytics, trazendo informações úteis para qualquer atividade através da captura, limpeza e análise de dados. Você usa a automação gerada pela Inteligência Artificial, mas a complementa com a capacidade analítica do ser humano.

Uma das vantagens é economizar tempo na análise de dados e se concentrar na tomada de decisões.

Inteligência Artificial X Inteligência Aumentada

Apesar de ter um conceito muito semelhante, a Inteligência Artificial tem como objetivo automatizar os processos e evitar tarefas repetidas, por exemplo, otimizando o tempo das equipes e reduzindo custos.

É a tecnologia que torna as máquinas capazes de executar tarefas que antes eram realizadas apenas pelo ser humano. Ela reproduz a nossa cognição e trabalha de forma autônoma. Como a tecnologia é inteligente, a ferramenta vai se desenvolvendo e “aprendendo” conforme recebe novos dados.

Mas a IA por si só não interpreta os dados.

Podemos citar como exemplo o caso da venda das camisas da Chapecoense logo após o acidente aéreo em 2016. Depois da tragédia, internautas relataram o aumento do preço da camisa II da equipe de futebol em um site, passando de R$ 159 para R$ 249 em pouco tempo. A informação rapidamente se espalhou e muitos acusaram a empresa de se aproveitar da tragédia para lucrar.

A empresa acabou tendo que explicar que a mudança de preço aconteceu automaticamente com o esgotamento do produto (o que é feito por máquinas).

Neste caso, não houve a intervenção humana na tomada de decisão para o aumento do preço do produto. As máquinas apenas seguiram o programado com base nos dados.

Por situações como essa, a Inteligência Aumentada vem sendo tratada como o futuro da Inteligência Artificial, porque ela consegue, mesmo com a automação, reduzir os erros quando a tecnologia é combinada com a intuição humana.

A Inteligência Aumentada é usada para aprimorar o trabalho humano e não substituí-lo.

Como a Inteligência Aumentada pode melhorar a experiência do cliente

Ainda segundo a Gartner, a experiência do cliente é a principal fonte de valor de negócios derivada da IA. E “a Inteligência Aumentada reduz os erros ao mesmo tempo em que oferece conveniência e personalização do cliente em escala, democratizando o que estava disponível anteriormente para os poucos selecionados”.

“O objetivo é ser mais eficiente com a automação, ao mesmo tempo em que a complementa com um toque humano e bom senso para gerenciar os riscos da automação de decisões”, explica Svetlana Sicular, vice-presidente de pesquisa da Gartner.

Onde a Inteligência Aumentada pode ser aplicada

Já vivemos em um mundo em que a interação humano-máquina é não só uma realidade como cada vez mais natural.

E elas podem estar em qualquer atividade do nosso cotidiano.

Com a Inteligência Aumentada não poderia ser diferente. Ela está em múltiplas aplicações, desde te auxiliar na iluminação mais adequada para sua casa até apoiar as decisões de um médico sobre determinado diagnóstico, por exemplo.

Você pode usar a Inteligência Aumentada para fazer escolhas certeiras que resultarão no desenvolvimento da sua empresa.

A Info4 pode ajudar nesse processo com as melhores soluções de inteligência de dados para otimizar o seu negócio, trabalhando com dados precisos e em tempo real.

Unimos diversas fontes de informação para formar um conjunto de dados estruturados, que facilitam as análises, economizam tempo e potencializam os seus resultados.

Entre em contato clicando aqui.

%d blogueiros gostam disto: