Porque você precisa modernizar a sua cultura de dados e como transformar visões audaciosas em realidade

Você sabia que as organizações orientadas por insights crescem sete vezes mais rápido que o PIB global?

Isso foi o que mostrou um estudo da Forrester Research lá em 2018.

Hoje – com o mundo muito mais hiperconectado e com a transformação no comportamento dos consumidores durante a pandemia do coronavírus – esse crescimento fica ainda mais evidente, e não existem dúvidas da importância dos dados para qualquer negócio.

Por isso as empresas estão correndo para investir cada vez mais em tecnologias como Big Data Analytcis, Machine Learning, Inteligência Artificial, etc, para acelerar os seus processos, gerar lucros e tomar decisões mais assertivas.

Mas você já reparou que empresas com o mesmo acesso a essas tecnologias apresentam resultados totalmente diferentes – algumas não param de inovar enquanto outras continuam tentando sair do básico? 

Isso acontece porque existe algo fundamental para que as ferramentas digitais sejam eficientes: as pessoas. Alguns líderes já implementaram a análise de dados de forma assertiva, mas outros ainda enfrentam dificuldade em função da cultura de dados de sua empresa.

A má implementação dessa cultura ou até mesmo a falta dela pode ser a principal barreira para o progresso de um negócio ou dentro da indústria.

Você pode usar as tecnologias de ponta, o que há de mais moderno disponível no mercado hoje, mas se as pessoas não acreditam no poder dos dados, e se não é definida claramente qual é a pergunta/ problema de negócios que irá resolver com eles, tudo isso pode se tornar apenas mais um gasto.

Os times devem abraçar e participar da co-criação da solução de dados. Aqueles que usam e são impactados pelas soluções que chegam através dessas informações devem ser os embaixadores e incentivadores da cultura moderna de dados dentro das organizações.

Mas sabemos que nada disso é fácil, é uma mudança profunda dentro das empresas, que passa por transparência, governança, letramento digital e entendimento das tecnologias de dados. Além de uma metodologia de trabalho ágil, flexível e colaborativa, e ainda a medição de resultados e mindset analítico no dia a dia dos times.

Quer entender por onde começar a transformação cultural na sua empresa? Então continue a leitura aqui.

O que é uma cultura moderna de dados e como promovê-la

A principal característica de uma cultura moderna de dados é ser orientada a resultados. É experimentação e inovação com o objetivo de gerar os melhores resultados com insights rápidos. Ou seja, estar sempre pronto para atender às demandas que surgem a todo momento. Essa cultura faz toda a diferença para o sucesso dos negócios.

Empresas que já têm uma cultura de dados estabelecida e, somado a isso, as tecnologias certas, conseguem abandonar as decisões tomadas apenas por intuição e conquistar resultados extremamente assertivos e focados nos objetivos de negócio, extraindo todo o valor dos seus dados.

E como fazer isso:

  • Inclua a cultura dos dados aos poucos

O primeiro passo para a transformação de sua empresa é ter em mente que não é possível impor uma cultura de dados do dia para a noite ou agir de uma maneira radical. É preciso ganhar o interesse das pessoas aos poucos e que haja um diálogo contínuo. Além disso, é fundamental a transparência e a transversalidade dos dados em toda a empresa.

Quando as pessoas começarem a acreditar no poder dos dados, elas mudam também seus comportamentos em todos os seus processos.

  • Alinhe objetivos e descubra as dores do seu negócio 

O foco é o resultado, então concentre-se nos seus objetivos. Alinhe as métricas de acordo com as prioridades da empresa. Faça perguntas mensuráveis, claras e concisas. É importante identificar as dores do seu negócio e descobrir como a análise de dados pode solucioná-las.  Conversar sempre sobre os desafios enfrentados pelo negócio é uma boa maneira de descobrir os problemas.

  • Foque na tomada de decisões

A análise de dados não pode ser um experimento científico. Uma das suas principais funções é auxiliar na tomada de decisões para que a empresa abandone achismos e intuição. 

  • Transparência e acesso

É preciso que haja uma transparência dos dados em todos os níveis da empresa, para que todos tenham acesso e possam utilizar os dados para responder as perguntas dos seus setores. A democratização dos dados precisa ser real dentro da empresa. É fundamental que eles fluam pela organização e que qualquer colaborador, em qualquer nível hierárquico, consiga acessá-los no seu dia a dia.

  • Use as tecnologias certas e construa uma base sólida

Para a democratização dos dados e também para extrair todo o valor deles é fundamental que o acesso das pessoas seja fácil e prático, através de uma plataforma unificada. Descubra as ferramentas que melhor se adaptam à sua organização para que todos consigam acessar os dados com facilidade. Tenha uma base sólida e crie fontes de dados que contemplem os pontos de decisão. É preciso usar os dados de maneira criativa.

  • Defina a medição de dados e resultados

Medir os dados é um passo fundamental para o sucesso de uma cultura de dados em sua empresa. Isso porque o processo de mensuração pode afetar a qualidade dos dados que você coleta. Analise a fonte dos dados, os fatores que devem ser incluídos nesse trabalho e o tempo disponível para isso para estabelecer critérios que serão usados para coletar dados sem afetar sua qualidade.

Como os dados podem ajudar as empresas a inovar

Estamos na era digital. Ou seja, nunca a humanidade gerou tantos dados quanto agora – o que ficou ainda mais evidente nos últimos anos quando os consumidores passaram a usar mais a internet para suas atividades de compra. A análise dessas informações pode ser a base para a inovação dentro de sua empresa e para transformar visões audaciosas em realidade. E as ferramentas tecnológicas fazem toda a diferença nesse processo. 

Não é à toa que das 500 empresas mais valiosas do mundo, mais da metade são empresas do ramo de tecnologia, como Google, Facebook, Amazon. Mas se engana quem pensa que apenas em empresas de tecnologia a gestão da inovação dá certo. Pelo contrário, há inúmeras possibilidades do uso de dados e inovação em qualquer setor de qualquer organização.

Aliar as culturas de dados e inovação pode ser o caminho para que o analytics de sua empresa seja o mais funcional possível, abordando problemas e oportunidades da maneira certa.

Quantos produtos vemos chegar ao mercado e falhar logo em seguida? Com a coleta e análise de dados as chances de isso acontecer são infinitamente menores. Elas devem ser usadas para desenvolver as ideias de forma mais assertiva, a um custo inferior e de forma muito mais rápida.

Mas é preciso que as empresas estejam abertas para a inovação e mudança.

A Gartner prevê, por exemplo, que esse é o futuro: até 2024, 75% das empresas terão iniciativas de testes-piloto para novas maneiras de uso da Inteligência Artificial, o que deve aumentar em cinco vezes as infraestruturas em Data Analytics.

Isso quer dizer que os dados se tornaram essenciais para traduzirmos informações úteis para a inovação e para aproveitarmos as melhores oportunidades.

Para isso, alguns pontos são importantes:

  •  • Abordagem: pense em uma abordagem da inovação baseada em testes, experimentos, análises e aprendizados.
  • Monitoramento: é importante o monitoramento constante dos dados sobre o comportamento do consumidor, do mercado, da concorrência, etc.
  • Teste: faça testes com os consumidores e avalie o impacto das inovações. 

Não esqueça que para tudo isso é preciso usar a tecnologia de forma mais assertiva. A Info4 pode ajudar na transformação e modernização da cultura de dados da sua empresa.

Temos as melhores soluções de inteligência de mercado para otimizar o seu negócio. Trabalhamos com uma plataforma de inteligência competitiva unindo diversas fontes de informações para formar um conjunto de dados estruturados, que facilitem as análises, economizem tempo e potencializem os resultados dos clientes.

Conheça mais clicando aqui

%d blogueiros gostam disto: