Nas festas de fim do ano, uso do Whatsapp Business se torna uma boa ferramenta para vendas

Por Roberto Marcio

Hoje, mais de 175 milhões de pessoas trocam, diariamente, mensagens com uma conta do WhatsApp Business e mais de 40 milhões de pessoas acessam um catálogo de negócios todos os meses, sendo mais de 13 milhões só no Brasil. É um recorde absoluto de uma plataforma eficiente que começou como uma simples troca de mensagens e se transformou em uma opção para vendas  Com a possibilidade de liberação em breve por parte do Banco Central para a realização de pagamentos instantâneos, os negócios prometem aumentar exponencialmente abrindo um campo de negócios que só tende a crescer para pequenas, médias e grandes empresas.

Depois de muita discussão, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, disse que o Whatsapp poderá, “em breve”, realizar pagamentos no Brasil e que a autoridade monetária mantém conversas com o Google nesse sentido, além de outras gigantes de tecnologia que ele não mencionou nominalmente. O mecanismo escalável promete competir com as novas modalidades de pagamentos rápidos e sem custos, em um momento em que a pandemia do coronavírus empurra os negócios para o plano virtual. 




Na prática, o WhatsApp se propõe a continuar melhorando a experiência de compra de seus usuários – especialmente com a proximidade do final do ano, quando precisaremos de maneiras práticas para fazer compras remotamente e as empresas também dependem de ferramentas digitais para fechar as vendas. Pensando nisso, este novo botão de compras, que se parece com uma fachada de uma loja, pode facilitar que as pessoas descubram o catálogo de uma empresa e conheçam quais produtos ou serviços ela oferece. Anteriormente, os usuários precisavam clicar no perfil das empresas para confirmar se havia um catálogo disponível. 

O novo botão de compras está disponível em todo o mundo e substituirá o botão de chamada de voz em conversas com empresas que utilizam o WhatsApp Business e têm um catálogo. Para encontrar o botão de chamada de voz, basta tocar no botão de chamadas para selecionar uma chamada de voz ou vídeo.

Como a novidade impactará nas compras e vendas assim que for liberado

O WhatsApp Business também tem o intuito de diminuir a distância entre empresas e clientes. É uma plataforma útil que vem do aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo, atualmente. Além dos recursos já proporcionados pela versão, o Business permite que seus usuários melhorem a forma de interagir com clientes através de ferramentas de automação, classificação de mensagens e criação de um perfil comercial.

Você que possui uma empresa, seja ela grande, média ou pequena, deve saber a importância de manter uma presença sólida no WhatsApp, especialmente no que se trata de relacionamento com o cliente. Assim que for liberado o seu funcionamento para a realização de transações financeiras, existe a promessa de um boom econômico que não apenas facilitará os pagamentos como também a movimentação de dinheiro pelo mundo virtual de tal forma que comércio e empresas se preparam, inclusive, para ganhos com o Natal, como ocorreu com a Black Friday, neste mês. 

Uma prova de que existe uma grande expectativa para o Whatsapp Business, foi comprovada por uma pesquisa recente da Accenture, na qual 83% dos brasileiros adultos se disseram mais dispostos a comprar de empresas que utilizam aplicativos de mensagens do que de empresas que não utilizam esse tipo de ferramenta. Ele funciona de forma muito parecida ao WhatsApp normal. Você pode mandar mensagens de texto, imagens, vídeos, GIFs e fazer todas as outras funções. Ambos têm a mesma interface, o que facilita muito o uso do app para as empresas. Sua simplicidade é um adendo a todas as suas facilidades para conquistar o público. 

Segundo o site “Pode comparar”, os objetivos de algumas empresas com o uso do aplicativo são os mais diversos. Entre eles:

  • Varejo: promoções e benefícios exclusivos para os clientes
  • Serviços de alimentação, gás, água e outros: logística de pedidos e entregas
  • Atendimento ao cliente: dúvidas, processos de compra, troca e devoluções
  • Serviços de produtos personalizados: layout e aprovação do produto
  • Fornecedores: contato com os parceiros e agilidade dos processos
  • Informações do produto: contato com potenciais clientes, fidelização de clientes e outros

Saiba mais: https://neilpatel.com/br/blog/conta-comercial-do-whatsapp/https://www.whatsapp.com/coronavirus/get-started-business/?lang=pt_br

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