O Google acabou com os cookies, mas isso significa que ele parou de rastrear você?

Animação de um biscoito/bolacha sendo ativada ou desativada como se fosse um botão. Como se O Google acabou com os cookies

Por Luis Filippe Ullmann

O Google acabou com os cookies e anunciou no início do ano mais um grande passo para suas novas políticas de privacidade e, dentre elas, está a não utilização de cookies (dados digitais que rastreiam as atividades de navegação dos usuários de internet, coletados e compilados para determinar perfis de interesses) de terceiros – pelo menos no que diz respeito às suas redes de anúncios e ao navegador Chrome.

No dia 27 de maio aconteceu o Google Marketing Livestream 2021, evento em que a empresa confirmou seu interesse na mudança, mas ressaltou que não pretende parar a venda de anúncios na web direcionados aos hábitos de navegação de usuários individuais, da forma como conhecemos atualmente.

Mas o que isto muda para você?

Para entender um pouco melhor sobre essas mudanças, podemos voltar em agosto de 2019, momento em que o Google revelou o Privacy Sandbox, uma iniciativa para personalizar (ou direcionar) anúncios da web, preservando a privacidade do usuário. Em um futuro sem cookies, o Google espera que a segmentação de anúncios, a medição e a prevenção de fraudes ocorram de acordo com os padrões definidos por seu Privacy Sandbox, em que os cookies são substituídos por cinco interfaces de programação de aplicativos. Os anunciantes usarão cada API para receber dados agregados sobre questões como conversão (o desempenho de seus anúncios) e atribuição (entidade creditada por uma compra).

O Privacy Sandbox representa um caminho alternativo oferecido pelo Google à indústria de publicidade, contando com sinais anônimos (que não são cookies) dentro do navegador Chrome de uma pessoa para lucrar com os hábitos de navegação deste usuário.

Já que Google acabou com os cookies e diz que está comprometido a desenvolver e utilizar tecnologia de publicidade que não dependa de rastreamento para os usuários, outras empresas já estão desenvolvendo seus próprios métodos de rastreamento sem cookies.

Lembre-se: seus dados são você!

Saiba mais: https://blog.hubspot.com/marketing/third-party-cookie-phase-out
https://www.vox.com/recode/2021/3/3/22311460/google-cookie-ban-search-ads-tracking

%d blogueiros gostam disto: