De novo petróleo a elefante branco: porque dados precisam ser analisados e refinados

Por Roberta Muller

Desde que Clive Humby, um matemático londrino especializado ciência de dados, falou a frase: “Data is the new oil”, na tradução “dados são o novo petróleo”, ela não parou mais de ser repetida, e movimentou o mundo dos negócios.

E não é difícil entender o porquê. Estamos na era da tecnologia, uma das nossas matérias primas mais valiosas é a informação. E diferente do petróleo, ela não é finita, o que a torna uma fonte inesgotável e expansiva de possibilidades. 

Mas além da frase que acabou ficando famosa, Humby também afirmou que, assim como o petróleo, os dados precisam ser “refinados”. Usando a mesma referência, caso você encontre um poço de petróleo no quintal de sua casa, só o fato de encontrá-lo não vai te trazer riqueza alguma, certo?

Com dados a lógica é a mesma. Na verdade, eles são bem mais fáceis de encontrar do que um poço de petróleo, estão sempre à nossa disposição, principalmente com o avanço das tecnologias e da inteligência artificial, mas é preciso saber fazer o bom uso deles para que não se tornem um elefante branco. 

Isso inclui, por exemplo, o universo Business Intelligence, que combina análise empresarial com as ferramentas e infraestruturas de dados, além de visualização de dados e práticas recomendadas para ajudar as empresas a tomar decisões com base nos dados. 

Se interessou pelo tema? Então continua aqui para entender mais sobre o assunto!

Mude a cultura de sua empresa

A maioria das empresas já entendeu a importância da coleta de dados para se manter num mundo cada vez mais competitivo. Mas, na prática, a cultura engessada de algumas companhias se torna uma barreira para uma visão mais abrangente de como os dados podem ser utilizados para gerar mudanças positivas.  

Transformar o mindset da diretoria e de todos os funcionários é fundamental para eliminar a ineficiência e se adaptar aos avanços das tecnologias, que não param.

Na era da Economia Analítica, todos os profissionais precisam ser alfabetizados em dados e “falarem a mesma língua”. Isso vai fazer com que sua empresa consiga explorar o potencial máximo deles.

Essa mudança não precisa ser do dia para a noite. Pequenas análises de dados podem revelar gaps e fazer grande diferença no negócio.

Comece aos poucos!

E como explorar os dados? Por onde começar?

Um exemplo é o Business Intelligence, ou simplemente BI. É através dele que muitas empresas conseguem tirar insights e valiosos resultados para a tomada de decisões certeiras nos negócios.

Mas o que é Business Intelligence, você sabe? 

Basicamente é o processo de coleta de dados. Ele reúne informações adquiridas de qualquer sistema e grava em um banco de dados, que pode ser adaptado para o seu negócio.

Em resumo, podemos dizer que ele engloba todos os processos e métodos de coleta, armazenamento e análise de dados.

É uma visão abrangente dos dados de uma empresa ou organização, que pode ser usada para otimizar o desempenho dos negócios. Ele ajuda a tomar melhores decisões, já que apresenta dados atuais e o histórico de uma empresa, além do contexto em que está inserido. Também pode ser usado para analisar e comparar a concorrência, identificar tendências de mercado, etc.

(22) Eu to apaixonado por análise de B.I. (Business Intelligence) 😍 – YouTube

Conclusão

A conclusão é de que a riqueza não está no volume de dados, mas na análise que é feita a partir deles e de que forma essa análise vai ser usada. As descobertas a partir dela podem mudar os rumos de qualquer negócio ou empresa.

Quer sair na frente no mercado? Então transforme o “novo petróleo” em riqueza para a sua empresa com a coleta correta dos dados, a análise e refinamento das informações.

A Info4, por exemplo, em sua plataforma de inteligência competitiva, une diversas fontes de informação para formar um conjunto de dados estruturados, que facilitam as análises, economizam tempo e potencializam os resultados das organizações.

A empresa desenvolve soluções de Big Data Analytics através da captura, preparação e entrega dos dados tratados e enriquecidos, extraídos de fontes externas e internas, agregando inteligência e gerando insights para tomadas de decisões assertivas.

O time de inteligência da Info4 elabora relatórios de fácil compreensão, em formato Adhoc ou em Dashboards Executivos, facilitando a visualização das informações a partir de conteúdos complexos.

Encontre oportunidades, identifique falhas e pontos de atenção. Visualize de forma clara as informações que impactam no seu resultado.

%d blogueiros gostam disto: