Aceleração digital vai na contramão da crise

Por Roberto Marcio

Pesquisas apontam crescimento de investimentos em TI nos próximos anos

A projeção do cenário brasileiro para 2022 parece não ser das melhores, de acordo com recente informe das agências de risco. Porém, na contramão de uma crise que se avizinha, a transformação digital não só vai continuar como também promete acelerar ainda mais por conta dos benefícios trazidos para as empresas e, por isso, a tecnologia seguirá em alta para os próximos anos. Sem isso, os custos e o risco de não investir em plataformas disruptivas podem jogar seu negócio no abismo. 

O porquê da necessidade de encontrar na tecnologia soluções para as empresas? A resposta é bem simples: com dados ágeis e recursos analíticos estão se tornando cada vez mais essenciais para construir recursos de percepção e resposta que permitam inovação, diferenciação e crescimento digital. Sem isso, não há como criar uma arquitetura moderna capaz de oferecer saídas para ser bem sucedido em um mundo que foi definitivamente transformado pela pandemia. Os negócios e a forma como eles são desenvolvidos não são mais como antes. 

Em meio ao momento que atravessamos, surgem perguntas como “qual é o meu orçamento para investir na inteligência de dados?”, ou “o quanto da minha receita devo investir em dados?”. Afinal, devemos encarar tais investimentos como custos que uma empresa não será capaz de lidar? Uma resposta para isso é bem simples: sem uma TI eficiente, as organizações não vão obter mais rapidamente os insights necessários para conduzir ações para os negócios e, com isso, o risco de naufragar passa a ser enorme. 

A realidade é que estamos vivendo uma guerra de algoritmos de IA, em tempo real, tentando arrancar cada centavo do cliente. 

Se você não usa os dados ao seu redor, em prol do seu negócio, morrerá porque os concorrentes estão usando cada bit para ganhar mercado e te tirar de circulação. Sim, tem segmentos da economia que conseguem garantir boas vendas e pode ser no varejo, agronegócio, indústria… Não importa o tamanho que esteja trabalhando para atravessar essa fase de contração econômica que o Brasil – e muitos países pelo mundo – enfrentam nos tempos atuais. E se a medida que o tempo passar a análise preditiva realizada pelas agências de risco se confirmarem, maior será a necessidade de abraçar tecnologias existentes e as que estão por vir.

Gatner prevê aumento do volume de investimentos em TI. Sua empresa ficará de fora? 

Nos tempos atuais, não dá para abrir mão da inteligência de dados para ganhar mercados. Olhar pelo retrovisor pode significar prejuízos incalculáveis para as corporações. Portanto, é preciso analisar cuidadosamente o que dizem as pesquisas quando abordam a TI e suas novidades para os próximos anos. Para se ter uma ideia, os gastos mundiais com recursos tecnológicos são projetados para totalizar US $4,2 trilhões em 2021, um aumento de 8,6% em relação a 2020, de acordo com a última previsão do Gartner, Inc.

O uso da inteligência e suas respectivas técnicas precisam ser revertidas em benefícios para a empresa, os dados coletados devem permear processos de todas as áreas. Para isso, se por um lado o chamado Custo Brasil é ainda considerado um peso para as corporações, por outro existe a saída de incentivar uma cultura data driven para que tais custos possam ser reduzidos. A tecnologia é a saída para isso. Ponto final. 

Novas tecnologias prometem revolucionar o mercado, justamente para atender a um número de empresas que encontram dificuldades em obter essas novidades para serem incorporadas no seu cotidiano. Até porque, hoje em dia o volume de dados é alto, não há como uma pessoa processá-lo, pois não seria produtivo. Assim, usar a inteligência de dados que faz o processamento das informações de maneira rápida e eficiente tornou-se primordial. 

Sendo assim, por que tamanha a importância que justifique investimentos em tecnologia em tempos de crise? Ao implementar a inteligência de dados em seu negócio, você pode continuamente aprimorar sua estratégia, angariando uma maior competitividade em relação aos seus concorrentes. Com uma estratégia eficaz, esses benefícios podem fornecer vantagens competitivas em relação aos rivais. Simples assim. Em um planeta que acelera a sua transformação digital, assegurar que a tecnologia seja sua assistente principal é fundamental para a sobrevivência do seu negócio.

Saiba mais: https://www.gartner.com/en/newsroom/press-releases/2021-07-14-gartner-forecasts-worldwide-it-spending-to-grow-9-percent-2021 https://www.gartner.com/smarterwithgartner/gartner-top-10-data-and-analytics-trends-for-2021 

%d blogueiros gostam disto: