O que é Transformação Digital e quais os seus benefícios e desafios

Sua empresa já passou pela Transformação Digital?

Se a sua resposta for apenas: “Já estamos nas redes sociais, temos um site e atuamos com e-commerce”, ou algo do tipo, então você precisa ler esse artigo.

Essa resposta é muito comum quando gestores se deparam com a pergunta sobre Transformação Digital, um termo que não cansa de ser repetido nos tempos de hoje.

Mas o conceito é bem mais complexo e vai muito além disso.

Implementar a Transformação Digital faz parte de um grande processo de inovação, um processo muito maior chamado de Progresso Tecnológico.

Não é de hoje – nem tampouco algo recente – que companhias de todos os setores vêm passando por essa chamada Transformação Digital. Exemplo disso é que lá em 2016 o ranking Fortune 500 já apontava que 70% das empresas tinham times focados exclusivamente nesse objetivo.

Mas recentemente, em especial neste período pandêmico, a Transformação Digital em qualquer tipo de negócio passou a ser vista como praticamente obrigatória, tanto para grandes, quanto para pequenas empresas. E muita gente se viu perdida, sem saber o que é exatamente uma Transformação Digital e por onde começar.

Será que criar perfis no Instagram, Facebook, TikTok, usar o Facebook Ads, e passar a vender online é o suficiente para garantir que sua empresa já passou pela Transformação Digital?

Essas são ações que até podem fazer parte do processo – inclusive essenciais, mas a resposta é não, e hoje a gente vai te explicar o porquê.

O que é Transformação Digital

Em primeiro lugar é preciso entender que a Transformação Digital é uma mudança de comportamento, de mindset, como todo, envolvendo toda a estrutura da empresa: seus funcionários, seus processos.

Sabemos que todos nós fomos impactados pelos avanços da tecnologia – que não param. Afinal, quantos de nós estamos neste momento com o celular do lado ou lendo esse artigo pelo próprio celular? Em números, já são 14 bilhões de dispositivos móveis em uso no mundo.

Na internet, estamos produzindo dados a todo instante, o que faz crescer cada vez mais o número de rastros e informações disponíveis para as empresas.

E, é claro, todo tipo de negócio precisou ou vai precisar se adaptar. Vivemos em uma nova realidade e a Transformação Digital é implementar esse mindset digital independente do tamanho da empresa, do serviço ou produto oferecido, do tipo de processo, etc.

Transformação Digital é fazer da tecnologia o centro de suas estratégias e não apenas utilizar uma nova ferramenta de TI ou um novo software, por exemplo. É ter uma gestão digital, ou seja, usar a tecnologia como base para criar soluções.

Como funciona a Transformação Digital na prática

Para começar a Transformação Digital, todos ou a maioria dos processos dentro de um negócio devem seguir o mundo digital. Trazer o offline para o online.

Mas o primeiro passo é mudar a mentalidade da empresa com o objetivo de torná-la mais moderna e acompanhando os avanços tecnológicos, melhorando sua performance e a tornando mais eficiente e produtiva.

Só depois de conquistar uma mentalidade digital é hora de partir para as mudanças. Isso porque, como já falamos, não significa apenas utilizar a internet ou novas tecnologias, mas sim uma mudança cultural, com diretrizes específicas.

Feito isso, planejamento e organização são fundamentais para continuar o processo de Transformação Digital.

Para facilitar quem está no início dessa transição, o livro The Digital Transformation Playbook (Transformação Digital: Repensando o seu negócio para a era digital), de David L. Rogers, traça os “cinco domínios da Transformação Digital”, que também podemos chamar de cinco pilares da Transformação Digital.

Entenda como eles podem ser usados nas estratégias das empresas:

  • Clientes

Se antes da Transformação Digital conquistar economias de escala era por meio da produção em massa, ou seja, era feito um produto que servisse a tantos clientes quanto possível – com uma comunicação em massa, agora, na era digital, estamos caminhando para a “rede de clientes”. Eles se influenciam e constroem a reputação das empresas.

Com clientes em rede temos um melhor grupo de foco ou melhor parceiro de inovação.

O que o autor quer dizer é que a experiência de cada consumidor tem papel fundamental no sucesso dos negócios. Eles não são mais pautados pelo mercado de massa.

Então, os próprios clientes se conectam e interagem dinamicamente, mudando suas relações entre si e com as empresas. 

Por isso a importância da personalização e uma série de ações para entender o comportamento, os desejos e vontades do público é indispensável.

  • Competição

Na teoria tradicional, a competição e cooperação eram vistos como opostos binários: ou competia com a empresa, ou cooperava com ela.

Ou seja, empresas competiam com suas “rivais” semelhantes e cooperavam com fornecedores que distribuíam seus bens ou davam os inputs necessários para a sua produção.

Na Transformação Digital essa competição é a partir de valores.

É uma forma de mudar a forma como enxergamos a concorrência.

Não necessariamente apenas empresas do mesmo segmento são competidoras, o mundo digital trouxe uma infinidade de possibilidades e um mundo sem fronteiras. Qualquer empresa que ofereça aos clientes um valor competitivo pode ser concorrente assimétrico.

  • Dados

Eles são a força vital (geração de valor e diferenciação).

Mas há um desafio: transformar dados em informações relevantes para o negócio. Como já falamos, geramos informações a todo momento no mundo digital, isso faz com que as empresas consigam ter acesso a uma infinidade de dados.

Mas eles só serão úteis se bem analisados.

Neste domínio, é preciso observar como as empresas produzem, gerenciam e usam essas informações.

No passado, dados eram resultado de pesquisas ou inventários físicos, parte dos processos de negócios, como fabricação, operações, vendas, marketing. 

Hoje, no mundo digital, as fontes de dados são ilimitadas, eles são item central de todo e qualquer planejamento, em todos os setores.

Big Data é hoje um dos temas mais importantes dentro dos negócios para gerar inovação e na tomada de decisões mais assertivas.

  • Inovação

No passado, testes de mercado eram difíceis e custosos, geralmente geridos pela intuição dos gestores. Novas ideias eram desenvolvidas, testadas e lançadas do mercado apenas com foco exclusivo no produto acabado.

Com o custo do fracasso alto, inovação se tornava, então, algo evitado.

Com a Transformação Digital, novas ideias são desenvolvidas, testadas e lançadas no mercado a todo momento. As tecnologias digitais possibilitaram que as empresas encarem a inovação de outra forma, com base no aprendizado contínuo e por experimentação rápida. 

E isso não significa criar algo do zero. Melhorias ou soluções de problemas com o objetivo de entender as dores do cliente também são inovações.

  •  • Valor

O último domínio da Transformação Digital fala sobre o valor que o negócio entrega aos clientes.

Se antes o negócio de sucesso era o que oferecia uma diferenciação no mercado, ou seja, preço ou marca, e que focava na execução e na melhor entrega de valor ao cliente, hoje a ideia é aproveitar as oportunidades emergentes e adaptar-se com antecipação para se manter na curva de mudança.

Antes, a proposta de valor da empresa era considerada duradoura. Agora, é necessário que as empresas escolham o caminho da evolução constante para se encaixar nesse contexto de negócio em mutação.

É preciso considerar todas as tecnologias como maneira de estender e melhorar a proposta de valor aos clientes.

Ou seja, quer dizer que não necessariamente uma solução que vai agregar valor em um determinado momento vai agregar para sempre. É preciso estar atento às mudanças do mercado e aproveitar as oportunidades.

Separe um tempo para ler também o nosso artigo sobre cultura analítica clicando aqui.

Progresso Tecnológico

Já falamos aqui que a Transformação Digital faz parte de um grande processo, chamado de Progresso Tecnológico. E ele conta com três etapas:

  • Digitização: é a transição de informação analógica para uma forma digital. Transformar dados em bits e armazená-los em dispositivos eletrônicos. É o processo de transformar o negócio em digital.
  •  • Digitalização: são as mudanças, na prática, realizadas pela empresa por meio da tecnologia, como Big Data, Internet das Coisas, etc.
  • Transformação Digital: é “o efeito total e geral da digitalização na sociedade”.

Quais as vantagens da Transformação Digital

Hoje, convivemos com empresas que já nasceram dentro de um contexto digital, como a Uber, Spotify, Ifood, etc, mas também com aquelas que surgiram antes da internet. Muitas dessas costumam ter regras da era pré-digital que orientam os processos, mas que não se aplicam mais. Só que a mudança é possível e boa parte delas já passou ou já está passando pela Transformação Digital.

E vale lembrar que essa transformação não está restrita a empresas de tecnologia ou a empresas de bens de consumo. Ela pode impactar diversos setores da sociedade e trazer uma infinidade de benefícios.

Na saúde, por exemplo, equipamentos mais modernos e bancos de dados possibilitam o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças, com base em uma troca de informações mundial. Além de prontuários eletrônicos, laudos digitais, consultas online, etc.

Em geral, promover a Transformação Digital dentro dos negócios pode significar uma verdadeira revolução.

Veja alguns benefícios:

  • • Transforme sua comunicação – mais rápida e mais assertiva;
  • • Use modernas ferramentas para facilitar a análise de desempenho;
  • • Integre todos os setores de sua empresa;
  • • Conheça melhor as dores e desejos do seu público;
  • • Melhore a interação com os clientes;
  • • Automatize processos e ganhe mais produtividade das suas equipes.

Como implementar a Transformação Digital na sua empresa

Vimos as inúmeras vantagens de promover a Transformação Digital nas empresas, mas a implementação dela nem sempre é algo simples.

É preciso encarar os desafios que surgem no processo com um escopo bem definido, organização e planejamento, além do engajamento das lideranças.

O primeiro passo é realizar um diagnóstico da atual situação da empresa, determinando quais as suas necessidades e definir as prioridades.

O uso integrado de tecnologias como big data, análise de dados, nuvem, etc é parte desse processo de transformação.

A Info4 pode ajudar a sua empresa a seguir cada passo da Transformação Digital usando as ferramentas e tecnologias certas para cada etapa.

Entre em contato clicando aqui.

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