COMO USAR A INOVAÇÃO DE VALOR PARA ENCONTRAR MERCADOS INEXPLORADOS

Criar uma vantagem competitiva no mercado é um dos principais desafios de qualquer empresa do planeta.

E a maioria delas tenta buscar essa vantagem pelo método tradicional: superar a concorrência. 

Mas e se a gente te falar que pode existir um lugar totalmente inexplorado, sem qualquer concorrência? 

Esse lugar é chamado de Oceano Azul. É uma estratégia de negócio que tem o objetivo de criar novos mercados, dominando um território sem se preocupar tanto com a concorrência. Nela, o mercado atual, como conhecemos, de concorrência acirrada, é chamado de Oceano Vermelho.

Muitas empresas encontram nas inovações incrementais uma maneira de sobreviverem nessa guerra do Oceano Vermelho, mas não é suficiente para mergulhar em águas inexploradas. 

Para entrar no Oceano Azul é preciso uma inovação disruptiva. Para isso, muitas empresas apostam todas as suas fichas em uma Inovação Tecnológica, mas um erro muito comum é acreditar que investir apenas em Inovação Tecnológica é garantia de sucesso comercial, o que não é verdade.

Há no mercado muitos exemplos de fracassos de alguns produtos tecnologicamente inovadores.

Por isso, Tecnologia Inovadora só é impulsionadora de crescimento ou representa a chance real de abrir novos mercados se vier junto com a Inovação de Valor, porque vai ser, verdadeiramente, útil para o usuário.

Netflix, Airbnb e Starbucks são exemplos de empresas que mergulharam em territórios inexplorados. A Starbucks, inclusive, não utiliza nenhuma tecnologia de ponta.

Na era dos dados, muito tem se falado sobre Transformação Digital e Inovação, mas, antes, é preciso entender que a Inovação Tecnológica pode, sim, causar impactos, mas sem pensar na Inovação de Valor você reduz drasticamente as chances de criar novos mercados.

É preciso pensar que o valor que a tecnologia oferece é o que atrai os consumidores e proporciona sucesso comercial e não a tecnologia em si.

Gostou do assunto e quer entender melhor o que é a teoria de Oceano Azul X Oceano Vermelho e por que a Inovação de Valor precisa vir antes da Inovação Tecnológica? No nosso blog você encontra um artigo completo sobre o tema.

%d blogueiros gostam disto: